Todos nós já fomos respingados pelo veneno de pessoas tóxicas. Muitas vezes foi mais como um afogamento. Pessoas difíceis são atraídas por pessoas racionais, e todos nós já tivemos (ou temos) pelo menos uma pessoa nas nossas vidas que nos faz ceder em inúmeras tentativas para agradá-la – pra no final das contas, não conseguirmos.

As suas sutis mentiras e a forma com que elas soltam a clássica resposta ‘não são eles, são eu’. Elas conseguem fazer com que você questiona sua ‘reação exagerada’, sua ‘sensibilidade exacerbada’, sua ‘tendência de interpretar as coisas de forma errada’. Se é você que é continuamente ferido, ou quem está continuamente ajustando seu comportamento para evitar ser ferido, há grandes chances de que o problema não é você, e sim o outro.

Ser capaz de perceber seu comportamento nocivo é o primeiro passo para minimizar os impactos. Você pode não ser capaz de mudar o que essas pessoas fazem, mas você pode mudar a forma que você recebe isso.

Há uma variedade de coisas que pessoas tóxicas fazem para manipular pessoas e situações em sua vantagem. Temos aqui doze delas. Conhecê-las vai ajuda-lo a não cair na influência dessas pessoas.

1- Elas vão fazer com que você adivinhe qual versão delas você está vendo.

Elas serão completamente amáveis em um dia, e no outro você ficará se perguntando o que fez para elas que elas estão magoadas. Muitas vezes não terá nada óbvio que justifique a mudança de atitude – você simplesmente sente que tem algo errado. Elas podem estar irritadas, tristes, frias ou nervosas, e quando você perguntar o que tem de errado, a resposta normalmente será ‘nada’ – mas elas te darão sinais suficientes de que tem algo sim. Pode ser um suspiro profundo, uma sobrancelha erguida, um ombro frio. Quando isso acontecer, você pode se pegar criando desculpas para elas ou fazendo de tudo para que elas se sintam felizes – tá vendo porque essa tática funciona pra essas pessoas?

Pare de tentar satisfazê-las. Pessoas tóxicas descobriram há muito tempo que pessoas decentes fazem de tudo por aqueles com quem se importam. Se suas tentativas de agradar não estão surtindo efeito, talvez seja hora de parar. Vá embora e volte quando o humor estiver mudado. Você não é responsável pelos sentimentos de ninguém. Se você desapercebidamente machucou alguém, pergunte, converse e peça desculpas se preciso. Do jeito que for, você não é obrigado a adivinhar.

2- Elas vão manipular.

Se você tem a sensação de que é o único contribuindo para o relacionamento, você provavelmente está certo. Pessoas tóxicas têm uma maneira de te induzir a pensar que você deve algo a elas. Elas também têm um jeito de tirar de você e te machucar, e então insistir dizendo que fizeram tudo por você. Isso é particularmente comum em locais de trabalho e relacionamentos onde não há equilíbrio de poder. ‘Eu achei que você agradeceria a oportunidade que eu estou te dando’, ou então ‘sexta-feira vou servir um jantar. Por que você não traz comida? Pra dez pessoas. Hora de mostrar seu talento!’.

Você não deve nada a ninguém. Se não parece ser um favor, é porque não é.

3- Elas não assumirão seus sentimentos.

Ao invés de assumir seus sentimentos, elas agirão como se eles fossem seus. Isso é chamado de projeção, como em projetando seus sentimentos e pensamentos em você. Por exemplo: alguém que está bravo mas não assumirá responsabilidade sobre isso e vai te acusar de estar bravo com ele. Pode ser tão sutil quanto um ‘eu te fiz alguma coisa?’ ou um pouco mais direto, como ‘por que você está bravo comigo?’ ou ‘você ficou de mau humor o dia inteiro’.

Você vai se justificar e se defender, e isso andará em círculos – porque o problema não é você. Seja muito claro naquilo que é seu e naquilo que é do outro. Se você sentir que está se defendendo muitas vezes de acusações e questões que não fazem sentido, pode ser que o outro esteja se projetando em você. Você não tem que se explicar, se justificar e se defender de acusações mal colocadas. Lembre-se disso.

4- Elas farão com que você se prove pra elas

Elas regularmente te colocarão numa posição onde você precisa escolher entre elas ou alguma coisa – e você se sentirá obrigado a escolhê-las. Pessoas tóxicas esperarão até que você tenha um compromisso, e então começarão o drama. ‘Se você realmente se importasse comigo, você não iria para aula e ficaria comigo’. O problema aqui é que o suficiente nunca será suficiente. Poucas coisas são fatais – a não ser que seja vida ou morte, pode esperar.

5- Elas nunca se desculpam.

Elas mentirão antes mesmo de se desculparem, então não tem motivo para discutir. Elas distorcerão a história, mudarão o jeito que as coisas aconteceram e contaram tudo de maneira tão efetiva que elas mesmas acreditarão nos seus absurdos.

Pessoas não precisam se desculpar para estarem erradas. E você não precisa de um pedido de desculpas para seguir em frente. Simplesmente siga em frente – sem elas. Não ceda à mentira, mas não continue com a discussão. Não tem necessidade. Algumas pessoas têm mais vontade de estarem certas do que felizes, e você tem mais coisas para fazer do que fomentar a necessidade delas.

6- Elas estarão lá na crise, mas nunca compartilharão da sua alegria.

Elas arranjarão desculpas pra que suas novidades nunca sejam grandes novidades. As clássicas, sobre a promoção: ‘o salário nem é tão bom em vista do tanto de trabalho que você vai ter’. Sobre o feriado na praia: ‘nossa, vai estar muito calor. Certeza que você quer ir?’. Sobre se tornas rainha do universo todo: ‘ah, o universo nem é tão grande assim, e eu aposto que você nem vai ter pausa para o lanche’. Pegou a ideia? Não deixe que elas te puxem pra baixo e te reduzam ao tamanho delas. De qualquer forma, você não precisa da aprovação delas – ou de ninguém mais.

7- Elas não vão terminar a conversa – e vão ficar offline.

Elas não vão atender ao telefone. Não vão responder mensagens ou e-mails. E entre uma mensagem e outra na caixa postal, você se pega pensando na conversa e/ou briga, imaginando qual o status do relacionamento, ou o que você fez que magoou a outra pessoa, ou se ela está viva, ou morreu, ou se está simplesmente te ignorando. Às vezes você pensa em tudo isso ao mesmo tempo. Pessoas que se importam com você não vão te deixar se sentindo como um lixo sem pelo menos tentar resolver o problema. Isso não significa que tudo irá se resolver, mas pelo menos elas irão tentar. Receba como um sinal do investimento delas no relacionamento se elas te deixam no vácuo.

8- Elas usarão palavras não-tóxicas com um tom tóxico.

A mensagem pode ser inocente o suficiente, mas o tom entrega muito mais. Algo como ‘o que você fez hoje?’ pode ter vários significados, dependendo da forma que é dito. Pode ser algo entre ‘aposto que não fez nada, como sempre’ e ‘tenho certeza que foi melhor que o meu dia, porque o meu foi terrível, péssimo, e você nem reparou o suficiente para perguntar’. Quando você perguntar do tom, elas responderão com um ‘eu só perguntei como foi seu dia’, o que é verdade, mais ou menos, só que não.

9- Elas trarão detalhes irrelevantes à conversa.

Quando você estiver tentando resolver algo importante pra você, pessoas tóxicas vão trazer um detalhe irrelevante de cinco brigas atrás. O problema disso é que, quando você perceber, estará discutindo sobre algo que fez seis meses atrás, ainda se defendendo, ao invés de lidar com o problema do presente. De alguma forma, sempre acaba sendo sobre algo que você fez à pessoa.

10- Elas farão girar em torno de como você fala, ao invés de ser sobre o que você fala.

Você pode estar tentando resolver um assunto ou esclarecer algo e, antes mesmo que você perceba, a conversa mudou do assunto que te interessa para a maneira que você o trouxe a tona – independentemente de ter ou não algum problema com seu jeito de falar. Você se pegará defendendo seu tom, seus gestos, sua escolha de palavras ou até a forma que sua barriga mexe quando respira – não precisa nem fazer sentido. Enquanto isso, seu assunto importante foi para a pilha de coisas não resolvidas que parece crescer a cada dia que passa.

11- Elas exageram.

‘Você sempre…’, ‘você nunca…’. É difícil se defender desse tipo de manipulação. Pessoas tóxicas sempre usam aquela única vez que você fez/não fez algo para ilustrar uma deficiência sua. Não caia nessa. Você não vai ganhar essa briga, e nem precisa.

12- Elas julgam.

Todos nós erramos de vez em quando, e pessoas tóxicas vão fazer questão de nos mostrar nossos erros. Elas julgarão e tentarão diminuir nossa autoestima sugerindo que somos menos porque cometemos um erro. Todos tem o direito de errar de vez em quando, e a não ser que seja algo com efeitos graves, ninguém tem o direito de se pôr na posição de juiz.

Conhecer as principais jogadas de pessoas tóxicas vai melhorar seu radar, tornando as manipulações fáceis de reconhecer e identificar. Mais importante, se você conhece as características de uma pessoa tóxica, você terá uma chance melhor se sair fora antes de se envolver tentando agradá-la.

Algumas pessoas não podem ser agradadas e algumas pessoas não te farão bem – e muitas vezes isso não tem nada a ver com você. Você sempre pode dizer não às loucuras desnecessárias.

Seja autoconfiante e dono das suas culpas, da sua personalidade e daquilo que te faz brilhar. Você não precisa da aprovação de ninguém, mas lembre-se de que se alguém está fazendo muito esforço para manipular, é porque precisa da sua aprovação. Você nem sempre precisa dá-la, mas se decidir por isso, não deixe o custo ser muito alto.

Tradução e adaptação:Equipe Revista Bem Mais Mulher – Mariana Silva

FONTEHey Sigmund
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher

Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS