Muitas vezes apagadas da história ou retratadas como personagens frágeis e secundárias, as mulheres não possuíram durante muito tempo voz ativa sobre suas próprias vidas e escolhas. Os filmes desta lista prometem fazer o contrário e contar histórias de mulheres fortes e determinadas, reais ou não, que fizeram a diferença e marcaram o cinema.

Veja, abaixo, nossa lista e se inspire nestas personagens maravilhosas!

Frances Ha, 2012

Protagonizada por Frances (Greta Gerwig), o filme mostra a transição de uma jovem mulher que precisa fazer a vida em Nova York. Depois de se mudar do apartamento onde morava com a amiga Sophie (Mickey Sumner), Frances busca um novo local para morar que caiba em suas finanças. A protagonista é obrigada a crescer e a lidar com os impasses da vida adulta, mostrando a transformação da personagem em uma mulher independente e madura.

 

Gravidade, 2013

O filme que tem Sandra Bullock como personagem mostra a importância da força de vontade e da determinação até mesmo nos momentos mais complicados. A protagonista é deixada à deriva no espaço sem qualquer tipo de comunicação com outras pessoas e sem esperança alguma de resgate. A solidão, o vazio e a desesperança permeiam todo o filme e mostram a superação da personagem.

 

Para Sempre Alice, 2014

Julianne Moore interpreta a personagem Alice, uma linguista muito respeitada no meio acadêmico. A personagem, certo dia, percebe que começa a esquecer algumas expressões – quadro este que se desenvolve até chegar ao Alzheimer. O filme narra os desafios enfrentados pela personagem e conta com uma belíssima atuação da atriz.

 

Garota Exemplar, 2015

Amy Dunne, interpretada por Rosamund Pike, desaparece no dia de seu aniversário de casamento, deixando algumas pistas para o marido Nick (Ben Affleck). O desenrolar da trama apresenta o marido como principal suspeito e envolve o telespectador nesse mistério, prendendo a atenção até os últimos segundos.

 

Mad Max: Estrada da Fúria, 2015

Protagonizado por Charlize Theron, que deu vida à personagem Furiosa, esse filme recheado de ação mostra a força resultante da união das mulheres. Furiosa dá início a uma verdadeira revolução em busca de um paraíso no mundo pós-apocalíptico, levando consigo suas semelhantes e ajudando-as a escapar de uma sociedade puramente machista e fanática.

 

As Sufragistas, 2015

Filme que busca retratar uma história real, a do sufrágio feminino, vivido pelas mulheres no Reino Unido. Após anos de manifestações pacíficas, elas ainda não podiam votar no país e dão início a protestos mais enfáticos, com atos de insubordinação para serem ouvidas pelas autoridades locais. As mulheres envolvidas nessa luta sofrem grande repressão pela polícia e discriminação pelos familiares ao exigirem o direito ao voto.

 

Joy, 2015

O filme Joy é baseado em fatos reais e conta a história de uma mãe sobrecarregada com as questões da família, pois precisa tomar conta de todos que a cercam. O enredo acompanha a personagem principal, interpretada por Jennifer Lawrence, que inventa um esfregão para limpar o chão e luta para fazer com que o produto emplaque no mercado.


Aquarius, 2016

Clara tem sua história narrada pelas lentes de Kléber Mendonça Filho, diretor do aclamado “O som ao redor”. Do câncer de mama na juventude, que levou a personagem a perder um de seus seios, até a batalha na terceira idade para se manter no apartamento onde criou os filhos, o filme se baseia principalmente na resistência da protagonista, que deseja viver ao seu modo.

Tradução Otávio Caruso – Equipe Bem Mais Mulher

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS