Quem não gosta de móveis multifuncionais? Aproveite as ideias de nossa lista, com peças que podem ser feitas em casa e são ideais para metragens enxutas

Não é fácil morar em uma casa pequena, principalmente quando a questão em pauta é a compra de móveis. Quando nos apaixonamos por uma peça multifuncional, linda e prática, podemos nos desapontar com o valor da etiqueta, mas ainda bem que algumas coisas podem ser feitas em casa! Inspire-se nas ideias abaixo e siga os tutoriais nos sites, ou mostre para seu carpinteiro de confiança!

1. Mesa dobrável

Economize a área da mesa de jantar! Na foto, a mesinha retrátil é minimalista e acompanha prateleiras para você poder guardar o que precisar. O primeiro passo, no tutorial do blog Shanty 2 Chic, é construir a caixa que ficará na parede com madeira de pinho. Em seguida, adicione as braçadeiras, para anexar a caixa à parede e então as prateleiras. Você pode conferir o tutorial completo, com imagens detalhadas, no link.

2. Armário aberto

O blog Coco Lapine Design traz um DIY incrível da designer Katleen Roggeman: um armário que faz as vezes de estante e vaso, de aparência moderninha e minimalista. As medidas estão neste link, e o projeto pode ser executado facilmente com tábuas, uma serra e pregos – se quiser dar um toque colorido, como na prateleira vermelha, é só investir na tinta.

3. Cama com gavetas

É muito mais fácil comprar uma cama que já possui gavetas – nós demos sete modelos incríveis em nossa matéria. Mas, se você preferir se aventurar, o blog Make It Boho traz um modelo simples com gavetas enormes que abrem apenas para um lado. Ideal para camas que ficam com uma face encostada na parede! O corpo da cama foi construído por um carpinteiro, sob medida, com tábuas de madeira e rodinhas.

4. Hall compacto

Decorar o hall, para alguns, é um mistério – como decidir entre um banco, uma cômoda e espelho, ganchos ou um mancebo? Este faça você mesmo é quase tudo isso! A “árvore de hall”, como é chamada pela blogueira do Angela Marie Made, é uma peça versátil para deixar tudo à mão próxima entrada de casa. A lista de materiais é grande, mas o passo a passo é simples: as imagens podem ser conferidas no link.

5. Mesa de apoio

Uma mesinha para o canto do sofá quebra o galho para quem gosta de ler com uma caneca de chá ou para quem nunca sabe onde deixou o controle remoto. O tutorial é de Sinnen Rausch – tudo o que você precisa é de madeira no tamanho certo e cola para o material.

6. Mesa com espelho

Este é outro DIY surpreendente que cai bem no quarto – quando você precisa que ele funcione como home office – ou no living. Feita pela Handimania, quando dobrada para cima a mesa se torna um belo espelho emoldurado!

7. Despensa com rodinhas

Para quem precisa de espaço na cozinha: é só medir o cantinho que sobra entre a geladeira e um armário e planejar esta despensa sobre rodas! Confira o passo a passo completo no DIY Passion.

8. Mesa de centro com cama

Uma cama ou uma mesa de centro? Esta peça é tudo isso! Madeira e rodinhas completam o passo a passo, da Rockler Woodworking and Hardware.

TEXTO DEDébora Fernandes
FONTECasa.abril
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher

Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS