A insônia é algo comum nos dias de hoje. Apesar de uma noite mal dormida não ser uma grande questão, quando dormir mal se torna a regra, qualquer aborrecimento pequeno ganha grandes proporções, e isso acaba prejudicando nossa qualidade de vida. Antes de recorrer à medicação, saiba que existem remédios naturais para melhorar o seu sono.

Confira:

PÃO BRANCO
O pão branco em todas as suas várias formas (de forma, baguete, pita, etc.) tem um índice glicêmico elevado. Ter glicose no sangue provoca um aumento significativo na insulina, que ajuda nosso corpo a produzir a serotonina, um importante hormônio do sono.

VALERIANA
A valeriana é uma planta com várias propriedades que ajudam nosso corpo a relaxar. Muitos estudos têm demonstrado o impacto positivo da valeriana no sistema nervoso central: a planta é um sedativo, relaxante e age contra espasmos musculares. Ela reduz o tempo que leva para você dormir, e uma vez dormindo, ela melhora a qualidade do sono.

ARROZ
O arroz é o cereal mais consumido pelos seres humanos em todo o mundo, e é o segundo mais produzido após o milho. O arroz é rico em carboidratos e amido, o que leva a uma alta concentração de triptofano, um aminoácido que desempenha um papel fundamental na produção de hormônios que induzem o sono.

FLOR DE LARANJEIRA
A flor de laranjeira é uma planta com funções terapêuticas. Além de ser usada no preparo de doces, conferindo um sabor delicado aos alimentos, ela também tem um efeito sedativo. Basta ferver uma ou duas colheres de chá de flores secas em um copo de água e beber.

MEL
Mais de 80% do mel são carboidratos. Os carboidratos causam um aumento artificial da insulina. O mel também contém o equilíbrio ideal de frutose e glicose, que ajuda no armazenamento de glicogênio e bloqueia a liberação de hormônios do estresse como o cortisol e a adrenalina. Uma colher deve ser suficiente

CAMOMILA
Chá de camomila é um remédio caseiro clássico para uma boa noite de sono. Suas propriedades calmantes são conhecidas no mundo todo. Sua eficácia em acalmar a agitação nervosa e combater a insônia tem sido comprovada há séculos. Apenas um sachê de chá em uma xícara de água fervente deve ser suficiente para deixar você com aquela sensação de descanso

PIPOCA
Você já dormiu depois de comer pipoca? É normal – o alimento contém carboidratos suficientes para fornecer ao seu cérebro uma boa dose de triptofano. O triptofano é necessário para a produção de serotonina, que ajuda a dormir.

FLOR DE LIMÃO
Este é outro velho remédio caseiro. As flores de limão contêm várias substâncias que são eficazes para combater a fadiga, ataques de ansiedade, sintomas de gripe e até mesmo a insônia. Uma caneca de chá de flor de limão deve ajudar você a dormir.

TÂMARAS
Frescas ou secas, as tâmaras são uma grande fonte de fibra. O alto teor de carboidratos delas levará a um aumento na insulina, ajudando você a produzir hormônios que favorecem o sono. Mas não coma muito ou você também ficará com muita energia.

ROOIBOS
Também chamado de “chá vermelho”, o rooibos é bem conhecido por suas propriedades relaxantes e também é rico em antioxidantes. O rooibos não contém teína, cafeína ou qualquer outro estimulante. Uma infusão de rooibos à noite deve ajudar a melhorar o seu sono.

PEIXE
Ingerido como sushi, defumado ou grelhado, o peixe é parte essencial da dieta humana. O alimento é rico em proteínas (de 15 a 20 gramas por 100 gramas de peixe) e ômega 3. As proteínas encontradas nos peixes contêm aminoácidos neutros que são essenciais para a produção de serotonina, que ajuda a dormir.

VERBENA
Existem dois tipos de verbena na natureza. A verbena officinalis tem efeitos relaxantes, enquanto a verbena aromática reduz desconfortos estomacais. A infusão de verbena pode ajudar a resolver vários problemas ligados à ansiedade e à insônia. Beber de duas a três xícaras por dia deve melhorar a sua qualidade de sono.

BANANA
Ricas em antioxidantes, as bananas ajudam a prevenir uma série de problemas, e também ajudam a dormir bem. Os açúcares presentes em uma banana contribuem para manter um bom padrão de sono. As bananas contêm amido resistente, um tipo de açúcar que aumenta a produção de insulina, o que favorece, por sua vez, a produção de hormônios do sono.

ANGÉLICA
Sem ligação com anjos ou igrejas, a angélica é na verdade uma planta cuja raiz tem propriedades que combatem a ansiedade. Ela é usada na forma de óleo essencial, de preferência para uso interno. Tente adicionar uma gota a um copo de água antes de dormir.

LAVANDA
A lavanda, principalmente quando usado como um óleo essencial, pode ajudar a dormir melhor. Ela reduz ansiedade leve e agitação, ajudando a combater a insônia. É por isso que spas usam lavanda em seus óleos de massagem e nas máscaras relaxantes. A planta pode ser ingerida como infusão, ou usada como óleo essencial.

LEGUMINOSAS
As leguminosas são ricas em carboidratos complexos e fibras, ajudando você a se sentir satisfeito. Quando cozidas, elas se tornam ricas em energia – quase tanto quanto cereais – causando um aumento na insulina, e consequentemente nos hormônios do sono.

ESPINHEIRO BRANCO
Não é um remédio, mas uma planta que contém flavonoides. Esses têm um efeito antioxidante e regulam o ritmo cardíaco. O espinheiro branco ajuda a baixar o seu batimento cardíaco e o seu ritmo respiratório, o que ajuda a cair no sono.

CEREAIS
Os cereais são uma boa fonte de fibras e carboidratos, pertencendo ao grupo de alimentos que ajudam a melhorar o seu sono. Os carboidratos são conhecidos por ajudar na produção de hormônios do sono.

HORTELÃ
Além de ficar bem em sucos, chás e ser usado como temperado, o hortelã faz bem para a saúde. Ele contém ferro e magnésio. O magnésio atua em conjunto com várias enzimas que facilitam diversos processos metabólicos, incluindo a produção de hormônios do sono

Fonte : www.msn.com

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS