Hoje, quero compartilhar com vocês um assunto que me chamou a atenção por ser algo relativamente simples, mas pouco difundido entre a nossa cultura: chá de bênçãos!

No passado, os nativos americanos, tinham um cuidado bastante peculiar e especial para com as mulheres grávidas. Como assim?

Bem, antes de a futura mamãe dar à luz, eles se reuniam em torno da mulher para dar forças para ela, principalmente, na hora do parto! Era como um chá de bebê, só que, neste caso, com muito respeito à natureza, ao espírito, a vida animal e vegetal, pois, para eles, tratava-se de uma transição sagrada! O que de fato é, não é mesmo?!

Na atualidade, é comum vermos os famosos “chás de bebês”. É o momento em que a grávida aproveita para reunir familiares, amigas, confraternizar com alguns quitutes e muitas brincadeiras e, ainda, ganhar muitos mimos e presentinhos para o futuro bebê e para ela também, claro.

Mas, o que me chamou a atenção, foi a forma como os chás de bebês tem se reinventado, e, de uma maneira que, beneficia, ainda mais, as mamães e os futuros bebês. Ao invés, de fazer o tradicional chá de bebê, um grupo de mães resolveu aderir a esta prática que vem lá do passado, pelos nativos americanos conforme eu disse, e que foi intitulado de “Chá de Bênçãos”.

Mas como é um “Chá de Bênçãos”? Nada mais é do que um encontro de amigas para compartilhar mensagens e energias positivas para a mãe! Ao contrário do chá de bebê, em que as atenções, geralmente, se concentram naquele futuro ser, o “Chá de Bênçãos” é feito, especialmente, para a grávida!


Nesta ocasião, a gestante pode receber o REIKI (um tratamento que utiliza uma técnica de imposição das mãos e que atua com resultados concretos na ansiedade, stress, depressão, insônia, medo, insegurança, assim como nos órgãos, tecidos e sistemas), massagens relaxantes, escalda pés, meditação, enfim, vocês planejam uma tarde especial!

O objetivo aqui, não é ganhar presentes, mas promover um momento de descontração e relaxamento com a família e com as amigas! Uma dica é que cada amiga leve um prato de comida, passe uma tarde gostosa de muito afeto e carinho, participe do escalda pés, troque experiências, e, claro, participe das brincadeiras!


Outra curiosidade: as amigas podem fazer um ultrassom ecológico – são os desenhos na barriga, conforme a posição do bebê, ou seja, dêem asas a criatividade!

Espero que tenham gostado!

Com carinho,

Dra. Lu

Fonte de pesquisa:

– Blog mãe de Guri: http://www.maedeguri.com.br/2013/10/cha-de-bencaos.html
– Mães do Instituto Aninhare: www.aninhare.com.br
– Grupos da Pastoral da Criança que realizam essa prática com famílias da comunidade.

TEXTO DEDra.Lu
FONTERevide
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS