Se seu sonho sempre foi morar na Suíça, temos uma boa notícia: o governo está oferecendo o equivalente a R$ 228 mil para quem aceitar morar em uma simpática aldeia montanhosa em Albinen, no Cantão Valais.

A região é extremamente bonita, silenciosa e conta com apenas 240 moradores. É a falta de população por lá que está preocupando o governo suíço, já que até mesmo a escola da aldeia foi fechada.

A ideia de oferecer dinheiro a futuros moradores surgiu dos habitantes atuais de Albinen, que fizeram uma petição pública para que o município chamasse a atenção para o local de maneira financeiramente atrativa e, com isso, as tendências de emigração acabariam diminuindo.

O plano de habitação da aldeia conta com um oferecimento de contribuições financeiras fixas para os moradores que aceitarem se mudar para a região – estão aptos a receber a oferta pessoas com menos de 45 anos que queiram construir ou comprar uma casa na localidade.

A quantia de 228 mil é o equivalente ao que o governo se propõe a pagar para uma família constituída de um casal e de duas crianças.

Antes que alguns espertinhos já pensem em criar condomínios no local, é bom saber que residências grandes demais e completos residenciais não poderão ser construídos, segundo o acordo de moradia.

Haverá controle também em relação a quem mudar de ideia ou desistir de construir uma casa – quem ficar menos de 10 anos na aldeia terá que devolver o dinheiro ao governo.

Além disso, há outra condição: a pessoa que for construir deverá investir pelo menos o equivalente a R$ 656 mil na obra.

O município pretende criar um fundo e gastar 100 mil francos suíços ao ano com esse investimento.

A expectativa com o repovoamento do local é beneficiar a região e, inclusive, incentivar a reabertura da escola. E aí, o que você acha desse tipo de oferta?

TEXTO DE Daiana Geremias
FONTEMegacurioso
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher

Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS