Alguns chamam de vandalismo.

Outros chamam de intervenção artística.

Hoje não queremos entrar nessa discussão, nós queremos admirar a criatividade do americano Tom Bob.

O artista explora a cidade de Nova York e, sempre que encontra uma boa oportunidade, deixa a sua marca…

E a sua marca é um jeito bem peculiar de deixar o cenário urbano mais divertido.

Saem tons de cinza, entram cores e diversão.

Confira a galeria de arte a céu aberto de Tom Bob


Você pode acompanhar o trabalho de Tom Bob no Instagram: @tombobnyc.

O que é Intervenção Urbana?
A intervenção urbana é um movimento artístico que surgiu no underground e foi ganhando forma com o decorrer do tempo, especialmente após a popularização das redes sociais.

O termo é utilizado para definir a interferência artística visual em objetos de espaços públicos. O artista intervencionista é capaz de criar marcos espaciais e de corte remodelando completamente um lugar.

A intervenção urbana recria paisagens tornando o comum e trivial em único e especial.

As ruas dos grandes centros urbanos estão repletadas de intervenções urbanas de vários portes, desde pequenas inserções através de adesivos (stickers) até grandes instalações artísticas.

A base da intervenção é sempre ser inusitada.

Com caráter crítico, seja do ponto de vista ideológico, político ou social, a arte é geralmente realizada a céu aberto e refere-se a aspectos da vida nas grandes cidades.

Segundo Maria Angélica Melendi:

“O que hoje chamamos de intervenção urbana evolve um pouco da intensa energia comunitária que floresceu nos anos de chumbo.

Os trabalhos dos artistas contemporâneos, porém, buscam uma religação afetiva com os espaços degradados ou abandonados da cidade, com o que foi expulso ou esquecido na afirmação dos novos centros.

Por meio do uso de práticas que se confundem com as da sinalização urbana, da publicidade popular, dos movimentos de massa ou das tarefas cotidianas, esses artistas pretendem abrir na paisagem pequenas trilhas que permitam escoar e dissolver o insuportável peso de um presente cada vez mais opaco e complexo.

FONTEAwebic
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher

Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS