O grande ensinamento educativo é que a criança não pode fazer simplesmente o que tem vontade, mas deve administrar essa vontade.

E tem de educar a vontade para se proteger e dar condições para que a criança cuide da própria segurança.O lugar mais seguro para o navio ficar é no porto. Mas essa não é a finalidade para a qual foi construído.

Para um navio bem construído, o mundo é pequeno.Os pais são um porto seguro para os filhos até que eles se tornem independentes. Embora possam pensar que o lugar mais seguro para as crianças é junto deles, os filhos devem ser preparados para navegar mar adentro, enfrentando bom e mau tempo para atingir seus objetivos.

A criança deve ser educada e preparada para ser seu próprio porto seguro. Assim, o mundo também será pequeno para ela, porque mais amplos serão seus horizontes…Nem sempre os navios vão para o lugar que seus fabricantes imaginaram.

Ninguém pode garantir que caminho o filho vai seguir, mas, seja para onde for, deve levar dentro dele valores como ética, humildade, humanidade, honestidade, disciplina e gratidão, dispondo-se a aprender sempre e a transmitir o que puder com vistas a estabelecer relacionamentos integrais com todas as pessoas, independentemente de sua origem, cor, credo e condições socioeconômicas e culturais.O filho nasceu dos pais, mas é um cidadão do mundo.

Içami Tiba – QUEM AMA EDUCA
Editora Gente p. 258

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher

Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS