Já pensou se sua startup contratasse um estagiário de 70 anos? Pois é exatamente isso que acontece no novo filme ‘O Senhor Estagiário’, dirigido por Nancy Myer e em cartaz no Brasil.

No longa, o reconhecido ator norte-americano Robert De Niro interpreta Ben Whitaker, um aposentado setentão que ocupa a vaga de “estagiário-sênior” em uma startup de moda.

Comandada por Jules Ostin (Anne Hathaway), jovem CEO completamente viciada em trabalho, o e-commerce vê toda a sua história ser alterada pela chegada do experiente funcionário.

Além da ironia, o filme também mostra como o conflito de gerações pode ser interessante – e extremamente produtivo – para novas empresas.

Pensando nisso, reunimos dicas e lições do longa para quem está começando um negócio. Mais do que uma ótima comédia, ‘O Senhor Estagiário’ é também uma aula de empreendedorismo.

Confira:

1. Cuidado com estereótipos

Assim como Jules demora a confiar no novo estagiário por julgá-lo antes de conhecer seu trabalho, o empreendedor não deve rotular seus funcionários. Conhecê-los pode ser uma surpresa cheia de aprendizados. E isso pode ajudar a equipe a atingir seu objetivo antes do esperado.

2. Não misture pessoal com profissional

No filme, uma das principais exigências de Jules é manter sua vida pessoal distante da profissional. Para os empreendedores, a empresa pode ser muito mais produtiva se a vida dos funcionários fora do escritório for realmente separada da rotina de trabalho.

3. Ninguém é perfeito

Por mais que Jules seja uma CEO e tanto para sua empresa, empreendedores sempre irão errar. A ideia do filme é mostrar que nunca é tarde para aprender o “básico”: assim como um senhor de 70 anos pode aprender a usar o Facebook, jovens podem gastar gentileza com seus colegas de trabalho.

4. Olhe nos olhos

De início, Whitaker se mostra com dificuldades para entender como as pessoas se comunicam dentro do escritório. Apesar da startup ser livre de baias e cheia de recursos digitais, o experiente trabalhador recomenda que as pessoas se olhem nos olhos e prestem atenção em quem está ao redor.

5. Respeite os mais velhos

Se o filme apresenta uma grande lição, sem dúvida é a de que os mais velhos merecem ser respeitados. No entanto, demora até que Jules perceba que o novo estagiário é um grande aliado para o sucesso da startup. Para os empreendedores, fica a lição de que ouvir as pessoas mais experientes sempre pode ser uma boa estratégia.

TEXTO DE Rennan A. Julio
FONTERevistaPEGN
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher

Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS