A ciência tem confirmado que os benefícios do leite materno se prologam inclusive na vida adulta dos filhos amamentados

A ciência vem confirmando há muito tempo os benefícios duradouros do leite materno na vida dos filhos, não apenas durante a infância, mas inclusive ao longo da sua vida adulta. Além de ser fonte riquíssima de nutrientes para o bebê durante 6 meses sem precisar de outros alimentos, o leite materno também é uma arma poderosa para defendê-lo de doenças na amamentação e, para surpresa de muita gente, durante o resto da vida: há estudos demonstrando que as crianças amamentadas pela mãe se tornam adultos mais resistentes a vários vírus, inclusive ao da dengue.

Na sua longa lista de benefícios, também entram os poderes impressionantes do leite materno contra as bactérias. E esse poder foi “flagrado em imagens”!

Faz vários meses que começou (e continua) a circular pelas redes sociais uma foto que deixa os internautas surpresos e encantados.

A foto foi tirada pela estudante inglesa de biociências Vicky Greene e mostra nove placas de Petri, um equipamento usado para fazer experimentos científicos.

Vicki, de 31 anos e mãe de três filhos, estava realizando uma pesquisa de microbiologia sobre a reação das bactérias ao entrarem em contato com o leite humano.

Ela pingou uma gota de leite materno (área branca) no meio de uma colônia de bactérias (pontos esverdeados) em cada uma das placas de Petri. O que aconteceu? O leite humano formou ao seu redor uma espécie de barreira de proteção, impedindo as bactérias de sobreviverem ali perto.

E não se trata apenas de leite materno das primeiras semanas de amamentação: a experiência usou duas amostras diferentes, correspondentes à de uma mulher que está amamentando há 15 meses (placas marcadas com “BmA”) e à de outra mulher que está amamentando há nada menos que 3 anos consecutivos (placas marcadas com “BmB”).

Ao compartilhar a foto e o relato da experiência nas redes sociais, Vicky celebrou: “O futuro é brilhante, o futuro é leite materno!”.

FONTEAleteia
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS