Um exemplo de superação! Luísa Valencic Ficara, imigrante italiana de 87 anos, se formou recentemente no curso de nutrição pelo Centro Universitário Padre Anchieta, em Jundiaí (SP).

A idosa, que enfrentou dificuldades no primeiro ano da graduação, emocionou a turma durante a colação de grau. “Achei que fosse ficar nervosa quando fosse receber o diploma, mas na hora estava bem calma”.

O momento de uma conclusão de curso é sempre uma etapa emocionante na vida das pessoas, principalmente quando se tem força de vontade e perseverança. É esse o exemplo da imigrante italiana, que escreveu à mão todo o seu trabalho de conclusão de curso.

“O que me maltratou um pouco foi que eu não sabia nada de computação”, lamentou. Nem por isso a idosa deixou de concluir o curso.

Os funcionários da universidade a ajudaram na digitação do trabalho para que a senhora pudesse apresentar à banca. Luísa disse que decidiu entrar na faculdade de nutrição depois da morte do marido e da irmã como uma alternativa de “ocupar a cabeça”.

Há quem pense que terminar uma graduação já é muita coisa. Mas Luísa vai além. Ela escreve poemas e frequenta aulas de alemão, inglês e francês. E já pensa em iniciar os estudos na pós-graduação.

Luísa chegou à América na Segunda Guerra Mundial
Nascida na Itália, a imigrante chegou na América do Sul durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, mora Jundiaí, no interior de São Paulo, local que já reside há 40 anos.

FONTEMercadodecarreiras
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher

Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS