Poder envelhecer ao lado dos seus amigos pode tornar essa fase difícil da vida mais prazerosa e é exatamente nisso que a Espanha pensou. Lá já existem 8 condomínios que funcionam como uma república autogerida. No espaço, amigos idosos moram juntos, fazem esportes, e se divertem sempre na companhia de alguém querido.

Não é um asilo, é o chamado “cohousing”, moradias criadas e administrada pelos próprios idosos, que decidem entre amigos como e onde querem viver sua aposentadoria.

Os apartamentos pertencem a uma cooperativa, mas podem ser deixados de herança para os filhos. Na Espanha, há oito projetos construídos e vários em gestação.

A amizade de Víctor Gómez e Cruz Roldán tem 46 anos. Eles se conheceram em uma excursão na Serra Nevada, na Espanha.

Quinze anos depois, os idosos, com 79 anos, moram com suas respectivas esposas em Convivir, uma república autogerida na cidade espanhola de Cuenca.

Dezenas de amigos e familiares se entusiasmaram quando os dois casais de amigos propuseram a ideia de viver juntos, e hoje são 87 sócios que se identificam com o lema “dar vida à idade”.

O condomínio conta com todos os serviços de um asilo para idosos tradicional.

Todas as residências devem cumprir os requisitos de um ambiente tradicional para idosos: banheiros geriátricos, móveis sem quinas, botões de emergência em todos os quartos, entre outras coisas.
Para ler matéria completa clique aqui

FONTEElpais
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS