A fantasia e os contos de fadas sempre tiveram um papel essencial no desenvolvimento da mente humana.

Quando crianças, precisamos deste tipo de conteúdo para a formação do imaginário e a estimulação do simbolismo.

Para isso, os desenhos infantis são muito mais importantes do que imaginamos. Eles trazem mensagens de superação, de esperança, de alegria, de amor, de força, persistência, de doçura…e por aí vai.

Quando somos crianças, nossa mente é como se fosse uma lousa em branco que vai sendo preenchida com informações, e os desenhos infantis oferecem uma base de valores e lições de vida que lá na frente, na vida adulta, a pessoa pode acessar, mesmo que de forma inconsciente essas referências de valores. Eles são uma forma simbólica de falar sobre a vida e as relações.

E parece que essa fórmula realmente funciona porque as bilheterias sempre ficam cheias para cada lançamento de animações infantis. Muitas vezes, o público predominante é de adultos.

Veja alguns exemplos de desenhos infantis que transmitem lições de vida:

– Rei Leão: esse tornou-se um clássico pela riqueza de lições transmitidas no filme. Ele traz informações importantes sobre respeitar regras, limites, sobre confiança, sobre a morte e o clássico “Hakuna Matata”, uma frase real do idioma suaíle que quer dizer: “sem problemas”, ou “não se preocupe”.

– Alice no País das Maravilhosas: em determinado momento do filme, ela diz que não pode voltar para o passado, porque era uma pessoa diferente.

Então, ela pode estar se referindo ao autoconhecimento, a nossa transformação constante.

– Caverna do Dragão: O Mestre dos Magos sempre aparecia em situações de perigo ou de oportunidade onde a turma poderia voltar para casa.

Ele aparecia para dar lições preciosas, como por exemplo: “Todas as coisas têm um propósito, inclusive a sua presença aqui”.

– Smurfs: as clássicas aventuras dos pequenos azuis oferecem importantes lições sobre união, confiança e a construção de relações em geral.

Mas vale lembrar que na hora de escolher um desenho ou filme infantil para seus filhos assistirem é sempre importante observar a faixa etária indicada no desenho e se o conteúdo está de acordo com a fase desenvolvimento.

FONTEperfeito.guru
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher

Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS