Cidade dos Anjos é um dos únicos lugares nos Estados Unidos onde as mortes relacionadas ao calor ocorrem regularmente durante o inverno.

Este risco de saúde pública só deverá piorar à medida que as mudanças climáticas ganharem forças nas próximas décadas.

Localizado em um vale do deserto e dominado por estradas de asfalto para facilitar sua mobilidade, LA é extremamente vulnerável – e, felizmente, inovadora. A extensa paisagem urbana de cerca de 4 milhões de pessoas (mais de 13 milhões na área metropolitana) começou a pintar suas ruas de branco, na esperança de usar as propriedades naturais refletindo assim o calor para reduzir a temperatura e fazer de LA um lugar mais saudável para se viver.

Los Angeles e muitas outras cidades ao redor do mundo, sofrem com o que se denomina efeito da ilha de calor urbano, em que a densa infra-estrutura e atividade da cidade gera calor além do que normalmente poderia ser esperado com base no clima da região.

Para combater este efeito, Los Angeles está cobrindo suas ruas com o CoolSeal, uma pintura de cor clara que já produziu resultados positivos. “Descobrimos que, em média, a área coberta com CoolSeal é 10 graus mais fria do que o asfalto preto no mesmo estacionamento”, disse Greg Spotts, o diretor assistente do Bureau of Street Services para o Vale de San Fernando, um dos pontos mais populares da Grande LA.

Moradores de LA esperam que as ruas mais frescas resultem em casas mais frescas, o que, por sua vez, mantém os custos da energia e os riscos para a saúde baixos.

“Nem todo mundo tem recursos para usar ar condicionado, então há preocupação de que algumas famílias de baixa renda sofrerão” se algo não for feito para contrariar o aumento do calor”, disse Alan Barreca, professor de ciência ambiental da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

“O pavimento [tratado legalmente] proporcionaria benefícios a todos”. O revestimento, que custa US$ 40.000 por milha e dura sete anos, será aplicado às ruas em um programa piloto antes de ser aplicado em toda a cidade. Seu futuro parece brilhante e solucionar muitos problemas com o calor.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!

TEXTO DEAdemilson Ramos
FONTEEngenhariae
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS