“O que é solidão? A solidão é um reencontro consigo mesmo e não deve ser motivo de tristeza, é um momento de reflexão”. – O Pequeno Príncipe

A solidão é um presente
Nós frequentemente evitamos ficar sozinhos. Nos envolvemos , fazemos coisas para as pessoas, somente  para não “perdê-las” mesmo que nem gostemos delas de verdade. Em suma, fazemos tudo para manter pessoas em nossas vidas, estar sozinho não é algo que achamos aceitável, normal.

Você já foi o ver um filme sozinho? Você já foi jantar um restaurante especial , sem qualquer outra pessoa? Quantas vezes você desistiu de algo porque ninguém queria ir com você? Nos limitamos de muitas experiências pela falta de companhia. Esta é uma das coisas mais ruins que podemos fazer a nós mesmos.

É verdade que algumas pessoas podem achar estranho, talvez a sua família lhe diga que você  “ não é normal” apenas por ir a um bar sozinho(a). Mas, se você se mantiver fiel a si mesmo, se não sacrificar a sua diversão, vai descobrir um mundo de possibilidades.

“A melhor maneira de ser feliz com alguém é aprender a ser feliz sozinho. Assim, a companhia é uma questão de escolha, e não de necessidade”. – Mario Benedetti

Claro que ao sairmos sozinhos temos medo da rejeição, de sentir-nos deslocados. Mesmo que você não acredite, existem algumas pessoas que fazem as coisas sozinhas e desfrutam da solidão muito bem.

Nós não precisamos depender de ninguém
O medo que temos da solidão é o resultado da intensa inércia causada pela dependência dos outros. Dependemos de nossa família e amigos não só para fazer as coisas, às vezes até mesmo para viver. Quando encontramos a solidão, somos livres. Mas depois vem o medo de deixar ir, de nos soltarmos daquilo que nos fornece uma sensação de segurança.

Mas na solidão, descobrimos a maravilhosa sensação de sermos responsáveis ​​por nossas vidas, e que pouco importa as regras da sociedade e todas essas leis não escritas sobre como devemos viver. É neste momento em que estamos sozinhos que temos de tomar as rédeas de nossas vidas.

“Para amar é preciso desenvolver um trabalho interno que só a solidão torna possível.” – Alejandro Jodorowsky

Sejamos verdadeiros. A solidão dói porque enfrentamos nossos maiores medos. No entanto, a dor é sempre transitória, nunca dura mais tempo do que o necessário.

A solidão nos impulsiona a sermos nós mesmos, a desatarmos todas essas crenças e regras que considerávamos verdades absolutas.

Não é ruim ficar sozinho, muito menos desfrutar de sua própria companhia. Se a solidão aparecer em sua vida não a elimine, tente evitar a acumulação de pessoas vazias que nada te acrescenta. Aceite sua solidão e se divirta com ela. Porque ela te ajudará a crescer.

Photo by Josh Adamski
tradução e adaptação equipe Bem mais Mulher

FONTELamenteesmaravillosa
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS