Com a ajuda dos vizinhos, que trouxeram vários livros, José Carlos Barbosa montou uma tenda “cultural”, onde montou uma biblioteca gratuita para todos os moradores
O aposentado de 71 anos, José Carlos Barbosa, morador de Campo Grande, Zona Oeste, RJ, resolveu montar uma biblioteca comunitária em uma tenda na praça. A ideia agradou toda vizinhança que faz questão de ajuda-lo , assim, este projeto cresce cada dia mais com a participação de todos.

Sr. José tinha um sonho de compartilhar livros e conhecimento, resolveu criar então o projeto “ Livro na praça”, e com a ajuda dos moradores, que começaram a doar livros, montou então uma tenda com várias prateleiras, onde colocava todos os livros que recebia. O projeto deu tão certo que teve aprovação total dos moradores, os quais traziam seus filhos para escolherem os livros e levarem para casa.

A pequena Geovanna Ester, de 10 anos, gosta muito de ler e costuma frequentar a tenda, escolher um livro e ler no banco da praça: “Eu gosto de ler alguns livros dali que são muito bons. Tem umas estórias lindas, muito boas”

José Carlos Barbosa disse que: “Aqui só havia lixo e eu já tinha essa vontade de fazer esse projeto. Comecei a tirar o lixo daqui e a Comlurb foi levando lixo até limpar o lugar”, resolveu iniciar o projeto com um punhado de livros que ele mesmo tinha e que doou para o projeto.
Com o passar dos dias, a população viu a importância do projeto, o engajamento dos moradores e resolveu ajudar de todas as maneiras: Uns trazendo livros, outros ajudando a coloca-los nas prateleiras e trazendo os familiares para a escolha de uma boa leitura.

Dessa maneira, o comércio local também tem ajudado e o aposentado gostaria muito de transferir essa tenda para um pequeno galpão ali na praça, mas que precisa negociar com a prefeitura.