Não há como negar que a internet é a principal ferramenta usada para democratizar o acesso a diversos conteúdos, com diversos assuntos e interesses.

Hoje é possível que qualquer um com acesso à internet tenha possibilidade de escolher seus canais preferidos e conteúdo desejado, porém existem algumas exclusões.

Portadores de deficiência auditiva, ainda encontram barreiras, já que a linguagem em libras quase não é aplicada.

Mas uma professora viu a possibilidade de começar a mudar essa realidade, Carolina Hessel é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e uma das responsáveis pela disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Faculdade de Educação, ela criou o projeto Mãos Aventureiras. É um site e canal no Youtube onde Carolina conta histórias de literatura infantil em Libras.

O site faz uma atualização do conteúdo durante a semana, o desejo da professora é atingir as escolas para surdos e também as que não são específicas.

“A internet é uma maneira barata e fácil de dar acesso para todos. Quero preencher esta lacuna para as crianças surdas e também enriquecer o acervo de histórias sinalizadas na internet”, explicou.

No Brasil, de acordo com Carolina não existe outro site que apresente uma literatura variada em Libras. Outros sites, que são pouco, mostram apenas contos clássicos como Contos de Fadas, dos irmãos Grimm.

“Minha inspiração veio porque sempre gostei contar histórias em Libras com livros, desde que trabalhava nas escolas de surdos. Também quero dar acesso à literatura infantil mais diversa e de qualidade para este público”.

As histórias são escolhidas de acordo com a época. Além de contar histórias clássicas, como “O sanduíche da Maricota”, de Avelino Guedes, que é super usado na educação infantil, ela já fez vídeos dos livros  “Adelia”, de Jean-Claude Alphen (Prêmio Jabuti), “Carona na Vassoura”, de Julia Donaldson e Axel Scheffler e “O presente do Saci”, de Lalau & Laurabeatriz.

Dá um play abaixo e conheça esse lindo projeto:

Informações:Catraca Livre

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.