Você pensa que quando dorme seu corpo simplesmente hiberna até o outro dia? Nada mais longe da realidade! O organismo segue funcionando mesmo com os olhos fechados e com você quieto na cama.

Como seu corpo se comporta enquanto você dorme

Você sabia que passa um terço de sua vida dormindo? Talvez um pouco mais ou um pouco menos, mas a verdade é que é nestas horas o corpo não fica paralisado esperando o despertador tocar. Contaremos quais são as coisas (muito curiosas) que acontecem enquanto você dorme:

1. O corpo “treme”
Os espasmos deste tipo são mais frequentes do que você acredita. Cerca de 70% da população mundial “sofre” com isso. Além disso, existem certos aspectos que causam os tremores, como o estresse ou a alimentação. Também estão relacionados com a mudança que o corpo protagoniza ao dormir.

O chamado “espasmo mioclônico” é a sensação de cair enquanto ainda estamos dormindo. Algumas teorias indicam que isto é um vestígio que permaneceu de nossos antepassados, que dormiam em árvores. Graças a esse reflexo, eles evitavam cair no chão.

2. Mais gases são produzidos
Na verdade o que acontece é que não podemos controlar as exalações de nosso corpo enquanto dormimos. Se a isso somarmos o fato de que o corpo está em uma posição mais relaxada, é mais fácil liberar gases. Sem nossa permissão!

Se isso já lhe aconteceu e te causou vergonha, saiba que é possível reduzir o problema. Como? Alimentando-se de forma leve no jantar. Evite as leguminosas e deixe passar 3 horas antes de dormir.

3. Você pensa que sua cabeça vai explodir

É realmente curioso que isto ocorra com frequência. Algumas pessoas dizem que é uma sensação horrível. Acordam após escutar um barulho muito potente, como uma explosão.

Então, talvez, você se levante de sobressalto da cama e corra até a janela para ver se seu carro está em boas condições ou se seus vizinhos estão dormindo tranquilamente. Você ficará desorientado e assustado. Isso acontece em momentos de muito estresse e ansiedade, ou caso não esteja dormindo o suficiente.

4. Você emagrece
Como? Não preciso fazer dieta nem ir para a academia? Vou dormir agora mesmo!

Calma lá, você não vai acordar com vários quilos a menos, mas durante as horas de sono o corpo consome a mesma energia que quando está acordado (para manter ativas as funções vitais). Além disso, quando dormimos não comemos nem sentimos a necessidade de ingerir alimentos doces ou gordurosos.

Por outro lado, se dormirmos mal ou pouco, estaremos gerando mais grelina, um hormônio que faz com que tenhamos mais apetite em qualquer momento do dia.

5. Você tem sempre o mesmo sonho
Talvez você não se lembre, mas toda noite (ou várias vezes durante a semana) você sonha com a mesma situação ou pessoa. A teoria que explica isso se chama “simulação de ameaça” e indica que os sonhos projetam nossos medos e traumas. Mas isso não termina por aí, já que acredita-se que iremos sonhar com isso quantas vezes forem necessárias até enfrentarmos o problema.

6. Crescemos
Novamente, não se trata de um milagre noturno, mas durante a noite a coluna relaxa, por isso esticamos alguns milímetros. Além disso, os discos que existem entre cada vértebra se hidratam; por serem como uma esponja, crescem em tamanho e nos fazem ficar um pouco mais altos. Talvez você já tenha tido a sensação de ter crescido quando acordou. Agora sabe a razão.

7. Os músculos se paralisam
Mas nem todos! Fique tranquilo, pois você não deixará de respirar e nem seu coração parará de bater. O corpo dá instruções para certos músculos para que se bloqueiem enquanto dormimos. Deste modo, evitamos nos mover no ritmo dos sonhos.

O problema ocorre quando o cérebro não dá o sinal a certos grupos musculares para que acordem e… pensamos que perdemos um braço no meio da noite! Também pode acontecer o seguinte: de tanto deixar uma extremidade quieta enquanto dormimos, sentimos um formigamento insuportável.

8. O cérebro faz uma limpeza
Isto quer dizer que durante as horas de sono a mente aproveita para eliminar tudo aquilo que considera dispensável, desde algo que você viu na televisão ou uma lembrança ou experiência daquele dia. Enquanto dormimos o cérebro filtra todos os dados que recebemos, por isso, uma teoria indica que os sonhos são a consequência das nossas ações cotidianas.

9. Os olhos se movem mais
Na fase do sono chamada “REM” (Rapid Eye Movement ou movimento rápido dos olhos, em português) os globos oculares se movem de lá para cá sem parar. É como se diante deles estivesse uma tela com centenas de cenas em slides que vão passando uma atrás da outra sem descanso.

Nesta etapa o corpo está se preparando para o descanso, muitas funções ou músculos seguem em funcionamento, como se estivéssemos acordados. Outro dado curioso sobre a fase REM: caso nos acordem nesta fase nos sentiremos descansados, renovados e em estado de alerta.

FONTEMelhor com Saúde
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS