ANANTARADHIKA / ISTOCK

Em vez de lamentar e desistir de planos e sonhos após um ou mais fracassos, tenha em mente que existem grandes vantagens em cometer erros e que algumas lições importantes só são capazes de ser aprendidas através das falhas. Confira alguns exemplos e lembre-se deles quanto se sentir arrependido:

1. Pense em suas maiores conquistas até agora. Felicidade no trabalho, relacionamento amoroso saudável, boa relação com amigos e parentes, enfim, perceba que tudo o que tem de bom certamente veio após uma série de tentativas, experiências desagradáveis e erros que aprimoramos ao longo da vida. Ou seja, nossas falhas são nossos melhores professores.

2. Só erra quem faz. A frase é antiga, mas ainda bastante relevante e verdadeira. Apenas quem se arrisca e quem age é passível de cometer falhas. Erros, portanto, significam ação e vida em constante movimento.

3. Erros são muito menos arriscados que você pensa e, na maioria das vezes, são reversíveis. No momento em cometemos determinada falha pode surgir a sensação de incapacidade e que tudo está perdido. Mas se refletir por alguns minutos ou mesmo dia, perceberá que o mesmo erro pode ser corrigido e sem grandes traumas.

4. Quem leva a vida com bom humor sabe que, sem cometer erros, poucas histórias divertidas podem ser contadas em uma reunião de amigos. As falhas nem sempre precisam ser consideradas dramáticas e podem até fazer com que você pareça ser uma pessoa mais interessante e humana.

5. Os erros ainda aumentam a compreensão que temos sobre nós mesmos, assim como a importância que temos para as pessoas mais próximas. Afinal, as falhas mostram que, mesmo cometendo equívocos, somos capazes de ser perdoados e amados.

6. Quando assumimos um erro em vez de tentar jogar a culpa sobre outras pessoas ou para o acaso, nos tornamos mais maduros e mais responsáveis sobre nossos atos e nossos papéis no mundo.

7. Quando erramos, lembramos de algo bastante banal, mas que muitas vezes é ignorado: todos cometem falhas. A compreensão do conceito então nos ajuda a ter mais compaixão com o próximo e facilita a prática do perdão

TEXTO DEPAULO NOBUO
FONTEVix
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS