Autor do best-seller “Quem Ama, Educa!”, Içami Tiba sempre enfatizava que pai não é amigo. Quer saber o motivo?
Autor de diversos livros, médico psiquiatra e psicodramatista, Içami Iba, que faleceu em São Paulo aos 74 anos, deixa muitas lições para os pais, sobretudo sobre como lidar com adolescentes.
Criador da “Teoria da Integração Relacional”, que facilita o entendimento e a aplicação da psicologia por pais e educadores, Içami Tiba repetia sempre em suas palestras e entrevistas que pai e mãe não são amigos dos filhos, pois tais funções não são escolhidas.
“O filho é filho do pai e tem que honrar os compromissos estabelecidos com ele. Um filho não pode trocar de pai, assim como troca de amigo, por exemplo. Por outro lado, o pai que é unicamente provedor, como eram os de antigamente, também não dá uma educação saudável ao filho, afinal ele apenas dá e não cobra.
Pai não pode dar tudo e não controlar a vida do filho. Quando digo controle, quero dizer que o pai deve fazer com que o filho corresponda às expectativas, que o filho faça o que precisa ser feito. Um filho não pode deixar de escovar os dentes ou deixar de estudar e o pai não pode deixar isso passar”, explicava Tiba.
Confira 10 dos principais ensinamentos de Içami Tiba, autor do best-seller “Quem Ama, Educa!”:
A melhor coisa é aquele que bateu cuidar de quem foi agredido: fazer curativos, acompanhá-lo ao médico, independentemente da idade dos alunos. O agressor verá, com clareza, o estrago que provocou, e assim pode tentar mudar seus métodos.
Tempo “gasto” com as amigas é tão importante para a saúde quanto fazer ginástica 20…
A Grande Aposta (2015), Adam McKay Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry…
Dormir de Meias: O Hábito Simples Que Pode Transformar Seu Sono Pode parecer apenas um…
Olhe com atenção para as três imagens abaixo. Deixe que sua intuição fale mais alto…
Foto: Unsplash O crescimento acelerado do mercado de apostas esportivas e iGaming no Brasil atingiu…
Há diretores que simplesmente fazem filmes — e há os que transformam cada cena em…