Educar é assumir um compromisso com a formação de um sujeito em sua integralidade, é trabalhar com a dimensão intelectual, mas também com a física, emocional, social e cultural.

É considerar o estudante como o centro do processo de aprendizagem e partilhar a construção do conhecimento.

Selecionamos cinco filmes disponíveis na Netflix para mostrar que, quando em diálogo com a realidade e comprometida com os estudantes, a Pedagogia tem um alto poder de transformação.

1. Preciosa – Uma história de Esperança (2009)

A jovem Claireece “Preciosa” Jones tem uma vida marcada por abusos. Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, humilhada pela mãe, sem saber ler nem escrever, a jovem vê possibilidades de mudança ao ser transferida para uma escola alternativa e conhecer a professora Rain, que a ajuda no resgate de sua identidade e autoestima.

2. Escritores da Liberdade (2007)

Baseado em uma história real, o filme conta a história da novata professora Erin Grunwell, que chega a uma escola marcada por separatismos e preconceitos raciais. Obstinada a mudar a realidade da escola e de seus estudantes, a docente parte das histórias dos jovens para promover transformação.

3. O Sorriso de Monalisa (2003)

A recém-formada Katherine Watson é contratada para lecionar História da Arte na Wellesley College, uma escola só para mulheres. Além de lecionar, a educadora começa a confrontar os valores conservadores da instituição e a mostrar às suas alunas, de famílias tradicionais, que elas poderiam querer mais do que se casar no futuro.

4.Como Estrelas na Terra (2007)

O jovem Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos, e mal consegue escrever o alfabeto. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que Ishaan não faz as tarefas por falta de comprimisso, decide levá-lo a um internato, o que leva o menino a entrar em depressão. Mas, um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de aprender e, sobretudo, viver.

5. O Aluno (2010)

O filme reconta a história de Kimani Maruge Ng’ang’a, um queniano que foi preso e torturado por lutar pela liberdade de seu país. Aos 84 anos, quando soube de um programa governamental de escolas para todos, Maruge se candidata a uma escola primária que atende crianças de seis anos de idade.

Sua entrada acontece graças ao apoio de uma das professoras e ele também se torna um grande educador.

O aluno: uma Lição de Vida – direção: Justin Chadwick (2010)

O aluno: uma Lição de Vida .Impossível não se emocionar com o olhar e os ensinamentos de Maruge. ele afirma: – “Disseram que é para todos”- “A Liberdade é Aprender” – “O Poder está na Caneta, nunca é tarde para sonhar” – “A educação é a chave, nós somos o cadeado” – “mas não somos nada se não podemos ler” – “ler e entender é muito importante, é uma maneira de acabar com a pobreza entre nós”.Filme: O aluno: uma Lição de Vida (The first grader)Direção: Justin Chadwick (2010)Sinopse: Com 84 anos, Kimani Ng'ang'a Maruge quer se matricular em uma escola de ensino infantil no interior do Quênia para finalmente aprender a ler e escrever. Terá de enfrentar a intolerância dos pais, da comunidade e do próprio governo sobre sua presença na escola..(Trecho /Trailer do filme legendado)

Posted by Educação humanista on Tuesday, October 31, 2017

TEXTO DEANA LUIZA BASILIO
FONTECartaeducacao
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS