Quando há crianças em casa, é necessário que os pais tomem muito cuidado com seu comportamento e seus hábitos, proporcionando bons exemplos a elas.

Toda criança aprende através do exemplo recebido dos pais, é a chamada aprendizagem por “observação”, portanto, tome cuidado com seus exemplos, pois é certo que, na maioria das vezes, os maus exemplos são mais copiados do que os bons.

Aqui cabe uma reflexão: até que ponto você está prestando atenção em suas atitudes e, assim, evitando que seus filhos COPIEM maus hábitos de comportamento? Listamos abaixo alguns exemplos bem negativos que talvez você esteja passando seus filhos sem PERCEBER.

1. Não cumprimentar, não pedir e nem agradecer

Dizer aos filhos que eles devem dar bom dia, pedir licença, por favor e dizer obrigado é muito importante. Mas ter esses hábitos para que sirvam de exemplo é ainda mais eficaz. Se quiser que seus filhos aprendam a ser gentis e respeitosos com os outros, seja você a gentileza em pessoa. Inclusive, faça isso com seus filhos, reportando-se de forma respeitosa a eles.

2. Procrastinar

A procrastinação é um grande problema na vida de muitas pessoas, pois quando ela é aprendida desde cedo, parece que é entalhada no cérebro e ninguém consegue mudar. Mas é sim possível deixar de procrastinar quando se tem um propósito, por exemplo, evitar que os filhos se tornem procrastinadores. O lema da casa deve ser “não deixe para depois o que pode fazer agora”, e você deve ser o principal exemplo dos benefícios que esse lema traz.

3. Oportunismo

Seus filhos estão vendo quando você se aproveita da falha ou da inocência de alguém para se dar bem. O oportunismo é um desvio de conduta que pode levar seus filhos a terem muitos problemas no futuro. Então, se você sabe que já usou do oportunismo em algum momento da vida, lembre-se que, com filhos em casa, você tem um bom motivo para jamais repetir essa atitude.

4. Comportamento explosivo

Ter um temperamento explosivo faz parte de muitas pessoas por dois fatores: genética e aprendizado. Uma criança pode nascer com predisposição a ter um comportamento explosivo, mas não desenvolvê-lo porque recebeu bons exemplos dos pais. Por outro lado, uma criança com maior predisposição a ser tranquila pode aprender com os pais a ter um comportamento explosivo. Trabalhe sua maturidade emocional para que seus filhos se beneficiem disso ao longo da vida.

5. Desorganização

As crianças se desenvolvem melhor em um lar limpo e organizado. Não precisa manter tudo no lugar o tempo inteiro, mas sempre que terminar uma atividade ou uma brincadeira é importante incentivar os filhos a colocarem tudo de volta no lugar. Ensinar seus filhos a serem organizados é ajudá-los a colocar os pensamentos em ordem, a terem respeito pela casa dos outros e a cuidarem bem das coisas que conquistam.

 

 

RECOMENDAMOS






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.