Os poros dilatados surgem quer em rostos mais jovens e de pele mista ou oleosa, quer em rostos mais maduros e com secura cutânea. Isso explica-se não só pela nossa genética, como também pelo estilo de vida atual e pela poluição dos centros urbanos.

Saiba que cuidados deve adotar para evitar a acumulação de óleo e de células mortas e, assim, prevenir o entupimento e reduzir o diâmetro dos poros.

Como reduzir os poros dilatados em 5 passos

1. Lave bem o rosto

Para manter os poros limpos e reduzir o seu diâmetro, tem de lavar o rosto de manhã e antes de se deitar. Deve usar produtos que ajudam a diminuir a atividade sebácea.

2. Faça uma esfoliação

Deve fazer uma limpeza mais profunda, semanalmente, para remover as células mortas e os resíduos deixados pela poluição. Pode usar uma escova elétrica ou um esfoliante, mais ou menos suave – o importante é que seja adequado ao seu tipo de pele.

3. Hidrate bem

Ao hidratar corretamente a sua pele, estará também a ajudar a reduzir o diâmetro dos poros. Escolha uma fórmula matificante, pois combate o brilho que geralmente acompanha os poros dilatados.

4. Use a maquilhagem certa

No dia a dia, evite usar bases que proporcionem maior cobertura. Intercale o fond de teint, com texturas mais leves, como os BB creams ou outro produto que seja mais adequado ao seu tipo de pele e estilo de vida (uns são mais rápidos e fáceis de aplicar que outros).

5. Dê descanso à pele

Desmaquilhe-se sempre, caso contrário estará a obstruir ainda mais os poros. Além disso, deve deixar a pele respirar, pelo menos, dois dias inteiros. Nesse intervalo, não deve esquecer o uso de um protetor solar com fator 50+, para retardar os sinais de envelhecimento, desobstruir os poros e proteger a pele da poluição.

Tratamentos para quem tem poros dilatados

Se não conseguir tratar este problema em casa, então escolha um tratamento adequado, feito em clínica.

Microdermoabrasão

Este é um tipo de tratamento que, através da esfoliação, acelera a regeneração celular, removendo as células mortas, a fim de deixar a pele mais lisa e firme. Além de tratar os poros dilatados, ajuda ainda com as linhas finas, manchas de pigmentação ou cicatrização.

Este tratamento pode ser feito em todo o corpo e não só no rosto.

Peeling Químico

Com o objetivo de deixar a pele mais luminosa e uniforme, o peeling químico é um tratamento não invasivo que atua nas camadas superficiais da pele, retirando as células mortas. Trata os poros dilatados, mas também renova a pele, reduz rugas e linhas finas e trata também cicatrizes.

É praticamente indolor.

Luz pulsada

A luz pulsada, normalmente utilizada no fotorejuvenescimento ou fototerapias de rosto, ajuda a reduzir o tamanho dos poros e também a diminuir o número das glândulas sebáceas. Também deixará a pele mais tonificada e funciona na pele com manchas na cara e ou rosácea.

Microagulhamento

É feito com um pequeno roll-on com pequenas agulhas que vão estimular a produção de colagénio na pele. A primeira ação deste tratamento é inflamar a pele e depois renová-la, tornando-a mais firme e com poros mais pequenos. É também indicado para quem tenha marcas de acne ou cicatrizes.

Via: SV

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.