Já repararam que muitas vezes, quando entramos em um lugar, seja a casa de um amigo, o saguão de um hotel ou até mesmo uma lojinha de bairro, sentimos uma atmosfera tão agradável, que nos faz sair melhores do que quando entramos? Se começarmos a prestar mais atenção e, olharmos ao redor, quando isso acontece, vamos encontrar uma ou mais plantas aromáticas nestes locais.

Foi pensando nisso, que nós do Lar Natural, resolvemos compartilhar com vocês informações sobre cinco plantas aromáticas, que, além de exalarem aromas maravilhosos, têm outras propriedades medicinais.

Para começo de conversa, as plantas inspiram dióxido de carbono e expiram oxigênio, o que é perfeito para nós, porque elas eliminam o que nos faz mal e, nos dão de quebra aquilo que mais precisamos. Que beleza! Vamos a elas, então!

Lavanda

De maneira geral, a lavanda é uma planta relaxante, que faz a gente se sentir bem de imediato. Mais especificamente, o aroma relaxa os pulmões, o fígado e, nos ajuda a dormir como anjinhos.

Se você não quiser comprar o óleo essencial, para colocar umas gotinhas no seu travesseiro, para dormir melhor, não tem importância. Coloque um vaso de lavanda na janela do seu quarto. O efeito será praticamente o mesmo. A lavanda gosta de muito sol, portanto, não a ponha em um lugar escuro, tá ok?

Jasmim

O aroma do jasmim é um dos mais agradáveis que existe. Segundo a cultura popular, além de relaxante, o aroma do jasmim faz com que a gente se sinta mais sensual. Nada mal!

O jasmim abre as suas flores entre 18 e 20 horas, o que faz dele um complemento perfeito para a hora do jantar.

Alecrim

Diz a sabedoria popular que o alecrim é uma planta que traz a alegria. Só isso, já seria uma ótima razão para tê-la em casa, não seria?

Mas, além disso, o aroma do alecrim pertence a um grupo de aromas, que despertam os sentidos, o que faz com que desintoxique o nosso cérebro e, melhore a sua função cognitiva. Tudo de bom, não?

Hortelã

O hortelã é uma planta mágica, pelas suas várias utilidades. Em primeiro lugar, é um tempero culinário da melhor qualidade. O chá feito com as suas folhas acalma e, é um dos melhores digestivos de que se tem notícia.

Como se não bastasse, o seu aroma ajuda a quem tem algum problema pulmonar a respirar melhor, “amolece” aqueles de nós que somos mais rígidos e, é sensacional.

Gardênia

É muito fácil se apaixonar pela gardênia, que é considerada por muitos como a rainha das flores aromáticas. As suas flores, que se parecem a rosas brancas, produzem um aroma rico, doce e exuberante, que pode perfumar a casa toda. Esse efeito por si já é bastante medicinal, não acham? Porém, além disso, segundo a medicina milenar chinesa, o aroma da gardênia ajuda a acalmar os ânimos, ou seja, ajuda a diminuir ou eliminar a irritação.

Há muitas outras plantas com aromas magníficos, cada uma com particularidades surpreendentes. Qual é a sua preferida?

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.