Está querendo mudar o seu quarto, mas não tem ideias? Pensando nisso, aqui vamos mostrar algumas formas de decorar o quarto de forma original, independentemente do tamanho do cômodo.

Muitas pessoas ficam na dúvida na hora de decorar qualquer parte da casa, até porque são muitos os detalhes que têm de ser levados em consideração. Mas a verdade é que algumas dicas podem, sim, dar uma grande ajuda.

Antes de passarmos à prática, é importante dizermos aqui que a nossa casa é o espaço onde nós vivemos, onde nos sentimos nós mesmos. Por isso, antes de se seguir por modas, tem de olhar para a decoração como um espelho dos seus gostos pessoais e de sua personalidade.

É claro que pode unir as regras decorativas, e algumas dicas, ao seu gosto pessoal. No entanto, o trabalho de decoração não se deve, nunca, basear somente em tendências.

Agora que já lhe passamos uma primeira dica, está na hora de ver algumas formas de decorar o quarto que podem ser bastante interessantes para você.

Vamos?

6 Formas de decorar o quarto por sua conta

Decorar qualquer parte da casa não é uma trefa assim tão simples, principalmente se quisermos ter um resultado digno de uma capa de revista. No entanto, se quer tratar da decoração sozinho, está na hora de olhar para as nossas dicas aqui!

1 – Escolhendo as cores

Se quer dar uma volta completa ao seu quarto, a primeira coisa que tem de fazer é escolher a paleta de cores que vai usar para a sua decoração. Aliás, essa é uma das formas de decorar o quarto.

Basta mudar as cores usadas no cômodo para ele ficar completamente diferente, com uma nova vida.
Pode trocar, por exemplo, a cor das paredes, cortinas, tapetes, e até todos os itens do quarto, como roupa de cama, almofadas, e até os móveis.

As cores que você escolher têm de ser de seu agrado, ou do agrado da pessoa que vai dormir nesse cômodo.

Além disso, não deve exagerar muito. O quarto é o local onde você descansa, repousa. Então, as tonalidades escolhidas têm de transmitir calma e tranquilidade.

2 – Brincando com as prateleiras

As prateleiras podem ser uma excelente estratégia para decorar qualquer cômodo, incluindo o quarto. Essa pode ser uma das melhores formas para decorar um quarto pequeno, até porque não tem assim tanto espaço no chão.

Então, uma forma de trazer novos elementos para um espaço pequeno é adicionando nas paredes, em prateleiras.

Pode usar as prateleiras para incluir vasos, fotografias, lembranças de viagens, ou pode usá-las até para a organização do espaço, para guardar os seus acessórios, sapatos, entre outros objetos.

3 – Reformando os móveis

Outra dica é reformar os móveis do quarto. Sabemos que comprar toda a mobília nova não é fácil. Mas não precisamos jogar fora aquilo que ainda está bom. Por isso, uma forma de reutilizar esse mobiliário é dando um novo ar para eles.

Por exemplo, se tiver uma escrivaninha em seu quarto, ou uma poltrona, pode usar um tecido com uma estampa nos tons escolhidos para a decoração nova para dar um novo ar para esses itens.
Pintar os móveis também pode ser uma solução. Imagine que quer dar um pouco mais de vida para um quarto branco. Poderá pintar os móveis em tons de rosa ou azul, claros.

4 – Compre um bonito tapete

Não há nada pior que ter um quarto que não dê aquela sensação de aconchego, não é mesmo? Pois é! Uma forma de tornar o ambiente mais acolhedor e aconchegante é usando um tapete.

Escolha um tapete que encaixe nos tons que escolheu para decorar o seu quarto. Sabe aqueles bem fofinhos? Aposte neles!

5 – Decore as paredes do quarto

As paredes do quarto podem ser ótimas para acrescentar alguns detalhes decorativos, ao mesmo tempo que tem sempre à vista algumas recordações boas, como uma fotografia da família, um mural com várias fotos e lembranças, ou até um quadro com o seu diploma.

Se você tiver talento para desenhar, também pode se arriscar em fazer alguns desenhos bem bonitos na parede. É uma forma de ter um quarto diferente de todos os outros.

6 – Não se esqueça das luzes e abajures

A iluminação do quarto é essencial para transmitir sensações boas. Por exemplo, as luzes devem ser amarelas, e nunca brancas, porque dá um maior aconchego ao ambiente. Os abajures também devem ser trocados para dar uma outra vida ao cômodo.

Sabe aquelas fitinhas de lâmpadas led? Por que não usar também para decorar o quarto? Pode colocá-las ao redor da cama, em prateleiras, ou em volta de uma moldura ou mural. Mas tenha cuidado para não exagerar.

Contrate um Designer de Interiores para decorar o quarto perfeito

Se não tem talento para decoração e quer ter um quarto perfeito, uma boa opção é contratar um designer de interiores. Esse profissional é qualificado e formado na área e, por isso, tem todos os conhecimentos para fazer decorações perfeitas.

Eles são capazes de aliar as maiores tendências da decoração a nível mundial aos seus gostos pessoais. Assim, a sua casa vai ter a sua cara, mas com muito estilo.

Sem dúvida, um especialista em decoração de interiores é o profissional que está mais indicado para ajudá-lo a tornar a sua casa com um estilo harmonioso, ao mesmo tempo que lhe causa bem-estar e uma sensação de pertença.

Torne o seu hobbie em uma profissão

Você gosta de decoração e tem talento para isso? Todo o mundo elogia a sua casa e pede ajuda na hora de mudar alguma coisa em casa? Talvez esteja na hora de apostar em uma profissão que realmente faça a diferença.

No site Guia das Profissões você encontra todas as informações sobre o que é ser um designer de interiores, um decorador de interiores, entre outras profissões ligadas a esta área, como o design de ambientes, por exemplo.

Embora você possa ter olhado para a decoração como um hobbie, um passatempo, a verdade é que existem cada vez mais pessoas buscando por profissionais qualificados na área.

Então, por que não optar por uma profissão ligada à decoração? Aconselho a visitar o site para você descobrir tudo sobre essas profissões. O que está esperando? Mude ainda hoje a sua vida!

RECOMENDAMOS






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.