Imagine assim, você finalmente alcançou o sonho pelo qual trabalhou tanto e sente que não há ninguém mais abençoado que você.

Você está feliz, seus familiares estão emocionados com sua conquista e você está tendo um dia de pura felicidade!

Durante esse dia feliz você encontra uma suposta amiga ou conhecida, e em uma conversa aleatória conta sobre sua conquista. Porém essa pessoa tece um comentário amargo e ressentido como “não é grande coisa!” ou “qualquer um poderia ter feito isso!”, juntamente com um sorriso invejoso e malvado no rosto.

Inveja o que há de pior nas pessoas

Sem dúvida a inveja é um sentimento ganancioso que tem o poder de fazer com que as pessoas se comportem maliciosamente e relação a nós, especialmente se possuirmos alguma coisa que elas desejam.

Tenho certeza de que em algum momento na sua vida você já experimentou esse sentimento desagradável. No entanto a melhor coisa que podemos fazer é assumir o controle de nossas emoções. E reconhecer uma pessoa “invejosa”.

Trouxemos aqui 6 sinais claros de alguém que tem inveja de você, e como lidar com isso:

1. Oferecer elogios falsos

O primeiro sinal de uma pessoa invejosa são o elogios falsos e suspostamente positivos. “Oh, você é tão legal.” Porém basta você virar as costas que tudo que elas querem é fazer é destruir sua alma.

Esse é um comportamento negativo e que atrasa sua vida, porque para termos sucesso, precisamos ser verdadeiros com nós mesmos e com os outros. Elas preferem fingir que não têm inveja do que resolver o problema.

2. Reduzir o seu sucesso

Não importa o quanto você trabalhou para atingir seus objetivos, pessoas invejosas sempre tentarão fazer com que você se sinta mal agindo como se você não trabalhasse tanto e não merecesse seu sucesso.

Dar corda para esses sentimentos só motiva a pessoa a manter esse hábito. Mantenha sua humildade, mas nunca deixe de lutar por seus sonhos e comemorar suas realizações.

3. Gabar-se do próprio sucesso

As pessoas invejosas tendem a se gabar em excesso do próprio sucesso, dando mais atenção a isso do que necessário. E, geralmente, tendem a fazer isso enquanto você comemorar suas próprias vitórias, como uma forma de competir por quem é o mais bem-sucedido.

Por mais que possa ser desgastante e irritante, mostrar desconforto apenas motivará a pessoa e justificar seu comportamento. A atitude mais sábia é elogiá-la por suas conquistas e ensinar pelo exemplo.

4. Mostrar competitividade elevada

Indivíduos superficiais e invejosos, sempre serão competitivos. Na verdade, toda a sua vida é um jogo no qual eles precisam desesperadamente ser os primeiros em tudo.

Não entre nesse jogo e não inicie uma disputa. Diga a ela que isso não é uma competição, e que todos têm espaço para florescer.

5. Comemoram suas falhas

A alegria de uma pessoa invejosa e ver o outro falhar, mesmo que as vezes não demonstrem de forma tão explícita. O motivo desse comportamento é que quando os outros falham elas se sentem menos inferiores quando os outros fracassam. Quando outros se entristecem, elas se alegram.

6. Fofocar sobre você 

Um dos métodos mais prejudiciais usado por um invejoso é a fofoca, pois são uma maneira de tentar destruir seu relacionamento com outras pessoas e colocá-lo para baixo.

A melhor maneira de lidar com essa situação é abordar a pessoa diretamente. Falar com elas com firmeza muitas vezes é suficiente para fazê-la analisar seu comportamento e mudá-lo.

Texto originalmente publicado no The Power of Silence, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Bem Mais Mulher

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS