Ter auto estima baixa é muito mais comum do que se imagina. E não há uma fórmula ou receita que resolva isso, pois cada um é um.

Aqui vão algumas dicas que ajudam. Eu mesma aplico quase todas e garanto que vale a pena tentar!

1. Identifique suas potencialidades
Se sentir um “zé ninguém” é a pior coisa que existe. Todos nós temos algumas potencialidades. Sejam artesanais, afetivas, culinárias… Use-as a seu favor, distraia-se com elas, agrade os outros e aprenda cada vez mais! Enaltecer as próprias potencialidades nos mostra que somos pessoas interessantes

2. Orgulhe-se das suas qualidades
Ninguém aguenta pessoas arrogantes que se acham o máximo. Mas não confunda humildade com se colocar para baixo. Sentir orgulho das coisas boas que faz e, principalmente, por ser quem você é e da forma como você é, é maravilhoso!

3. Fale sobre suas inseguranças
Quando compartilhamos nossas inseguranças com outras pessoas, percebemos que nossos “bichos de sete cabeças” são mais comuns que imaginamos. Pessoas próximas podem nos mostrar caminhos para solucionar nossas inseguranças, além de aliviar o peso de carregá-las sozinhos.

4. Deixe os erros do passado no passado
Não existe pessoa ou negócio na face da terra que nunca tenha falhado. Nossas falhas, tanto pessoais quanto profissionais tem um valor enorme: nos ensinar e mostrar outros caminhos. Assim entendemos que os erros valem tanto quanto os acertos. Por isso devem ficar para trás, junto com nossos demais aprendizados.

5. Evite comparações
Comparações geralmente nos diminuem. O corpo, a inteligência, os amigos, as roupas, o intelecto e o trabalho do outro parecem ser sempre melhores. Mas não é bem assim. Apenas nós sabemos a dor e a delícia de sermos quem somos e termos nossa vida. Então não pense que as coisas dos outros são melhores pois nunca estamos aptos a saber de fato como é a vida das outras pessoas. Não gaste sua energia diminuindo-se em relação aos outros diante de comparações.

6. Ajude outras pessoas
Quando ajudamos outras pessoas, em primeiro lugar lembramos que os outros também tem problemas e dificuldades, assim como nós. Ao ajudarmos os demais, mostramos a nós mesmos que temos auto controle sobre decisões e vemos em nós como somos pessoas gentis e do bem.

7. Cuide-se bem
Não há auto estima que sobreviva ao esculacho. Cuide-se. Penteie-se, faça a barba, perfume-se, vista-se com capricho. Muitas vezes as roupas mais simples geram os melhores resultados. Nunca se esqueça do efeito positivo que os elogios tem para nós.

8. Esteja por perto de quem você ama
Poucas coisas fazem a vida valer mais a pena que o amor. Cerque-se dele. As pessoas que amamos e que nos amam, despertam o melhor que há em nós.

9. Não tema o desconhecido
A inovação é antídoto infalível para o baixo astral e para a insegurança. Olhe para trás e relembre quantas mudanças você já enfrentou e como elas melhoraram a sua vida. SIm, você é capaz!

Bem Mais Mulher

Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

Recent Posts

Tempo “gasto” com as amigas é tão importante para a saúde quanto fazer ginástica

Tempo “gasto” com as amigas é tão importante para a saúde quanto fazer ginástica 20…

1 dia ago

4 Comédias da netflix com lições Filosóficas surpreendentes

A Grande Aposta (2015), Adam McKay Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry…

1 dia ago

Dormir de Meias: descubra o segredo psicológico para dormir mais rápido

Dormir de Meias: O Hábito Simples Que Pode Transformar Seu Sono Pode parecer apenas um…

5 dias ago

Escolha uma imagem e descubra a mensagem que o universo tem para você agora

Olhe com atenção para as três imagens abaixo. Deixe que sua intuição fale mais alto…

6 dias ago

BiS SiGMA Américas: crescimento acelerado do iGaming no Brasil e ecossistema dinâmico

Foto: Unsplash O crescimento acelerado do mercado de apostas esportivas e iGaming no Brasil atingiu…

1 semana ago

5 filmes de diretores famosos que você precisa ver na Netflix!

Há diretores que simplesmente fazem filmes — e há os que transformam cada cena em…

1 semana ago