Foto: Renaciendo Talcahuano

Margarita Castró evitou a todo custo derrubar um sobreiro para pavimentar a estrada. Sua determinação chamou a atenção de milhares de pessoas até que seus apelos se tornaram realidade.

Anteriormente contamos a história de Margarita Castro , uma senhora de 80 anos que, sabendo que uma das árvores mais antigas de seu bairro seria cortada , se agarrou a ela por uma tarde inteira até dissuadir a maquinaria do município. Ao que parece, sua voz foi ouvida, não só por seus vizinhos, mas por centenas de cidadãos que transformaram sua causa em questão nacional, forçando a transferência segura da árvore para sua conservação, relata T13 .

Margarita estava cansada da extração indiscriminada de madeira. Há anos, aquele lindo bairro para onde ela se mudou na cidade de Talcahuano, Chile. Começou a ser transformar em uma passagem do deserto onde a grama foi transformada em areia e as árvores desapareceram para dar lugar à construção, sabendo então que um velho sobreiro seria derrubado para pavimentar a estrada, ela saiu de casa e agarrou-se a ela.

O maquinário estava pronto para avançar e os operários aguardavam apenas o sinal para o corte da árvore, porém Margarita foi corajosa e determinada, chamando a atenção dos vizinhos.

Talcahuano renascido

As imagens da avó viralizaram e tal determinação em salvar a árvore despertou o interesse de uma empresa de resgate de árvores , que se ofereceu gratuitamente para dispor das suas máquinas e recursos para transportar o sobreiro para um local seguro . A permissão foi concedida e no fim de semana eles começaram a missão.

Para realizar a extração, foi necessário primeiro hidratar a árvore e aplicar tratamentos especiais para que as raízes resistissem ao arrancamento do solo. Todo o processo demorou cerca de seis horas, cada movimento teve que ser feito com o máximo cuidado e depois de finalmente separá-lo do solo, foi encaminhado para uma creche municipal.

Talcahuano renascido

Margarita não pôde comparecer ao processo de extração por questões sanitárias, mas assim que a árvore foi plantada em sua nova casa, ela foi avisada e autorizada para visitá-la, o que fez no dia seguinte, obtendo uma grande surpresa.

Talcahuano renascido

Em cima do sobreiro havia uma placa em homenagem à avó que dizia “Margarita Castro salvou este sobreiro do corte” , uma mensagem para homenagear a coragem de um simples cidadão que agiu com o coração e respeito pelo ambiente . Agora que a árvore de 50 anos está segura permite-nos compreender que a modernização nem sempre tem de ser contrária à natureza se for preservada com respeito.

 

Traduzido e adaptado de: UPSOCL

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.