Fonte: Fãs da Psicanalise
Por: José Micard Teixeira

A base da vida não é o amor, mas o respeito, porque só existe amor onde existe respeito. Ninguém ama sem respeitar. Amar sem respeitar não é amar. É desrespeito. É abuso. É interesse. É tudo, menos o que se deseja.

Acredito cada vez mais que nada de significativo acontece na vida de cada um, sem que exista respeito, sobretudo por si mesmo. Permitir o desrespeito é não se amar. É fazer com que a nossa vida seja aquilo que os outros permitam que seja.

Não existe liberdade onde não existe respeito. Ninguém ama sem ser livre. Se não existe liberdade, o amor é uma tentativa para parecer amor no meio de todos os entraves à sua livre expressão. Amar sem ser livre é uma utopia. Não existe. É uma ilusão que nos alimenta na falta do verdadeiro amor.

Se você está num emprego de que não gosta, onde faz tudo contrariado e apenas pelo dinheiro no fim do mês, está desrespeitando a si mesmo e provocando seu próprio sofrimento e frustração. Logo, não existe amor por si nem pelo que faz.

Se está numa relação em que não há respeito, ou que você permite o desrespeito pela outra pessoa, a verdade é que não existe amor. Logo, a falta de respeito é uma evidência da ausência de amor.

Se está numa situação qualquer em que não se sente respeitado, nada de significativo acontece a não ser que se faça respeitar. As aprendizagens pelo desrespeito são sempre as mais duras e difíceis.

O desrespeito aprisiona quem é vítima dele. Se não se conseguir sair, tal desrespeito vai condicionar toda a sua vida, porque você não consegue ser livre para ser você mesmo. Mais uma vez, sem respeito não existe liberdade nem amor-próprio. Sem respeito, existe vitimização. Sem respeito, existe apenas sobrevivência. Sem respeito, existe carência em demasia. Sem respeito, existe mentira, esforço, controle, apego, medo da mudança, infelicidade, falta de alegria e sorrisos, e existe ingratidão, porque tudo parece estar contra nós.

Para que exista amor na sua vida e amor por si próprio, respeite a si mesmo, acima de qualquer pessoa, respeite a sua vida e seja grato, porque só através da gratidão você vai conseguir respeitar a sua vida mais do que a dos outros.

O respeito é a base de tudo na vida. Não o respeito ganho através do medo. Apenas o respeito feito para chegar ao amor. Só esse e mais nenhum. Por isso, respeite-se e não permita ser desrespeitado. Transforme-se na pessoa mais respeitada por si mesmo… e você será livre para sempre.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.