Se você quer saber como a raça do seu cão pode revelar sua personalidade, nós o convidamos a ler este artigo, no qual relatamos algumas pesquisas realizadas precisamente sobre este tópico.É apropriado dizer: “Diga-me o cão que você tem e eu lhe direi quem você é”.

Descubra o que a raça do seu cão diz sobre você

Pesquisadores da Universidade de Bath apresentaram um estudo para a Sociedade Britânica de Psicologia, que mostra que é possível conhecer a personalidade de um indivíduo, referindo-se à raça de cão que ele possui.

De acordo com esta pesquisa, as pessoas tendem a escolher o cão que mais se parece.

Os resultados revelaram que existe uma certa correlação entre o tipo de cão e a personalidade do proprietário. Por exemplo:

  • Extrovertidos preferem cães pastores como Collies ou pastores alemães.  
  • Pessoas gentis escolhem raças como o Labrador ou o Golden Retriever, ou  cães pequenos como o Chihuahua ou o Poodle.
  • As chamadas raças de brinquedos são as favoritas de pessoas criativas e abertas .
  • Pessoas emocionalmente mais equilibradas preferem Beagles ou Greyhounds.

Se você perguntar como é o cachorro, você vai conhecer o dono

O psicólogo Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, explica que a personalidade que os mestres atribuem ao seu cão não é senão um reflexo de sua própria individualidade.

Em outras palavras: o que um dono diz sobre seu cachorro é, com o passar do tempo, uma descrição realista de como ele é.

De acordo com Wiseman, se você quiser saber como é uma pessoa, basta pedir-lhe que descreva o caráter de seu cão.

Cães e ideologia

De sua parte, o psicólogo Jonathan Haidt chegou à conclusão de que toda ideologia é identificada com uma raça específica de cão. Por exemplo:

  • Os liberais querem um cão educado
  • Conservadores preferem animais obedientes e leais

Em suma, segundo Haidt, parece que as pessoas querem animais de estimação que reflitam suas crenças morais e ideológicas.

Cães violentos e personalidades

Pesquisa da Faculdade de Psicologia da Universidade de Leicester indica que as pessoas mais desagradáveis ​​geralmente escolhem cães que são considerados potencialmente agressivos, como Pitt Bull , Rottweiler ou American Staffordshire. Deve-se ressaltar que os especialistas não encontraram relação entre comportamento violento e amor por essas raças de cães . Também deve ser dito que os cães pertencentes às raças mencionadas, muitas vezes, infelizmente, são treinados com o objetivo de aumentar sua agressividade.

Cães e excrementos

A professora de Psicologia Deborah L. Wells tentou traçar um perfil demográfico daqueles que não coletam o excremento de seu animal, além da raça de cão . O estudo, publicado na revista  Enviroment & Behavior , afirmou, entre outras coisas, que:

  • Cerca de 53,5% dos proprietários coletam os excrementos
  • Homens (35,3%), pessoas menos abastadas (18,2%) e aqueles que andam com seus cães sem coleira (26,2%) são os sujeitos que menos respeitam esse dever cívico.
  • As mulheres (58,2%), as pessoas mais abastadas (68,7%) e as que andam com os cães que as seguram na coleira (72,6%) são as que mais assumem a responsabilidade pelo cão.

“Aquele que se parece com ele”

É provavelmente verdade que os cães se assemelham ao mestre. Seria interessante fazer um estudo sobre a personalidade de pessoas que adotam um cão mestiço ou abandonado, sem se importar com a raça ou o pedigree.

Temos certeza de que a pesquisa chegaria à conclusão de que essas pessoas são seres capazes de amar e cuidar dos outros sem nenhum preconceito.

Não nos esqueçamos de que há pessoas que escolhem um cão com base na moda ou porque acham que isso lhes dá mais brilho social. Se eles gostam de seu animal de estimação ou não, então é outro par de mangas.

E você já descobriu o que seu cão revela sobre sua personalidade?

Texto originalmente publicado no Imiei Animale, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Bem Mais Mulher

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.