????????????????????????????????????

Suprimir emoções não é saudável. Quando escondemos o que sentimos isso acaba se transformando em uma bomba relogio que explodirá a qualquer momento. Por causa do nosso equilíbrio mental, não precisamos apenas expressar o que pensamos, mas também o que sentimos. O alívio emocional nos dá um oxigênio psicológico.

De fato, o alívio emocional tem uma função terapêutica. Quando expressamos o que sentimos, não apenas nos libertamos dessa carga emocional, mas também permitimos encontrar soluções para esse estado de desconforto. Quando expressamos o desconforto que nossa mente está livre do conflito, é como se deixássemos espaço para poder agir.

O que é alívio emocional?

O alívio emocional é um alívio das emoções que nos afligem, envolve deixar as emoções que estão nos prejudicando, parar de acumulá-las e expressá-las. Nesta perspectiva, o alívio emocional é positivo porque nos permite libertar-nos de um peso.

No entanto, o problema é que quando essas emoções são reprimidas há muito tempo, muitas vezes não temos a melhor maneira de expressá-las e elas acabam se tornando uma inundação emocional, uma manifestação violenta do que sentimos.

3 técnicas para desabafar emoções de uma maneira positiva

1. Diário emocional

Quando você escreve, você tem mais tempo para refletir, então manter um diário não é apenas libertador, mas também terapêutico. A chave é se concentrar em suas emoções e aprender a ter uma perspectiva do que aconteceu com você.

Manter um diário emocional de tudo que aconteceu com você fará muito bem. Certifique-se de escrever as coisas positivas e, acima de tudo, aquelas pelas quais se sente grato. Certifique-se de que o alívio por escrever, não se torne uma desculpa para reclamar, mas  uma ajuda para encontrar soluções ou estratégias de mudança. A escrita pode ajudá-lo a se distanciar psicologicamente do que aconteceu, de modo que você pode tirá-lo de outra perspectiva.

Manter esse diário e lê-lo de tempos em tempos também ajudará você a se fortalecer. Olhando para trás e vendo os estágios difíceis que você superou, você poderá confiar mais em suas habilidades e resiliência, o que o ajudará a enfrentar um presente difícil.

2. Linha de vida positiva

Desenhe uma linha horizontal em um pedaço de papel e coloque todos os eventos importantes da vida que você viveu desde que nasceu. No entanto, observa-se apenas experiências positivas que fizeram você se sentir feliz, satisfeito, orgulhoso … não tem que executar este exercício em um dia, na verdade, é melhor para realizar um trabalho de introspecção por pelo menos um par de dias e toda vez que você vai se lembrando de eventos positivos, você os reflete em sua linha de vida.

O objetivo desta técnica é entender que, embora você esteja passando por um momento ruim, a vida também está cheia de eventos positivos. Dessa forma, você terá mais vontade de continuar lutando e fortalecerá sua confiança em si mesmo.

3. Esvaziamento da mente

Tensão emocional é muitas vezes acompanhada por pensamentos de todos os tipos: julgamentos, reclamações, vitimização, demandas … Esses pensamentos recorrentes alimentam esse estado mental negativo. No entanto, nem sempre é necessário tentar entender cada um desses pensamentos, às vezes você só precisa “desconectar” a mente.

Escolha um lugar tranquilo e relaxe. Você pode usar técnicas de respiração para encontrar a serenidade que você precisa. Então, imagine que as emoções e pensamentos que o afligem são como nuvens. Uma nuvem negra pode descarregar uma tempestade, mas acabará acontecendo. O mesmo vale para emoções e pensamentos, eles desaparecem se você não se apegar a eles.

4. Técnica de liberação emocional

O tapping é uma terapia alternativa baseada na acupuntura e na acupressão, que envolve tocar em alguns pontos da acupuntura enquanto você se concentra na memória negativa que prejudica você ou as emoções que deseja liberar.

Esta técnica, criada por Gary Craig, fornece resultados muito bons para o gerenciamento emocional. Você só precisa se concentrar na emoção que deseja ventilar e, com as pontas dos dedos, dar 5 ou 7 toques em cada um dos 12 pontos meridianos do corpo. Ao tocar nesses pontos, enquanto você se concentra em aceitar e liberar essa emoção negativa, reequilibre sua energia.

Neste vídeo, você pode ver como o toque é aplicado:

Emotional Freedom Techniques (EFT) Demonstration

Emotional Freedom Techniques (EFT) Demonstration

Posted by Mercola Manila Test Page on Wednesday, February 7, 2018

Texto originalmente publicado no Rincon Psicologia, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Bem Mais Mulher

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.