As pessoas criativas enxergam e processam o mundo de forma diferente

Se você é uma daquelas pessoas que amam aventuras e novas experiências, é provável que você veja o mundo de forma diferente, literalmente.

As pessoas mais abertas a novas experiências, estão sempre procurando coisas novas, são capazes de capturar mais informações visuais do que outras e combiná-las de forma única, o que desencadeia sua criatividade.

De fato, alguns psicólogos acham que essa é a chave da criatividade.

A abertura para novas experiências é um traço de personalidade. Essas pessoas são caracterizadas por ser mais curiosas, mais propensas a explorar novos terrenos, desenvolver uma ampla gama de interesses e são mais originais.

Essas pessoas geralmente recebem excelentes resultados em testes de criatividade, como aqueles em que eles são convidados a encontrar diferentes usos para alguns objetos do cotidiano, como um tijolo ou uma bola de tênis.

Há também evidências de que as pessoas com maior abertura para novas experiências são capazes de capturar mais pistas visuais do meio ambiente. Por exemplo, ao se concentrar em letras que se movem em uma tela, eles geralmente percebem uma pequena caixa cinza que também aparece na tela, um detalhe que outras pessoas não percebem.

O “presente” da percepção mista

Uma equipe de psicólogos da Universidade de Melbourne provou que, de fato, as pessoas mais abertas a novas experiências também podem encontrar mais oportunidades.

Esses pesquisadores acreditam que eles têm uma entrada visual mais flexível, o que lhes permite capturar mais detalhes de forma consciente.

Leia Também:Banho quente e caminhada queimam a mesma quantidade de calorias, diz estudo

Para chegar a estas conclusões, os psicólogos recrutaram 123 jovens que foram submetidos a um teste em se colocou  uma imagem vermelha simultaneamente em um  olho e uma imagem verde no outro, por dois minutos.

A coisa usual é que o cérebro só percebe uma imagem de cada vez, então a maioria das pessoas viu uma imagem e depois a outra. No entanto, os pesquisadores descobriram que havia algumas pessoas que viram as duas imagens como se fossem fundidas, um fenômeno conhecido como “percepção mista”.

O interessante foi que, quanto maior as pessoas marcadas na escala de abertura para novas experiências, mais elas apresentavam essa “percepção mista”.

O resultado da expansão do cérebro

Pensa-se que o fenômeno da percepção mista é devido à flexibilidade cerebral; Ou seja, as mentes dessas pessoas são mais propensas a procurar soluções fora dos parâmetros convencionais, o que leva a um nível diferente de processamento de estímulo.

Isso poderia explicar por que as pessoas abertas a novas experiências também são muitas vezes mais criativas e inovadoras. Todas as evidências parecem indicar que essas pessoas vêem o mundo de uma maneira diferente, literalmente, para que a criatividade flua mais facilmente.

Portanto, se queremos desenvolver a criatividade, não há nada melhor do que abrir novas experiências, tentar coisas novas e criticar muito menos,porque cada vez que criticamos ativamos a zona pré-frontal, que é a que retarda as idéias originais.

Esses psicólogos também apontam que a meditação consciente pode nos ajudar a ser mais criativos, pois facilita a percepção mista, além de nos ajudar a superar a barreira imposta pela nossa mente consciente.

Traduzido e adaptado pela Equipe da Revista Saber Viver Mais
Fonte: Rincon Psicologia






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.