Por: Geovane Souza

Os cachorros de estimação estão sempre prontos para proteger e manter seguros e felizes. Eles não são apenas os melhores amigos do homem, são amigos de todos, como esse cachorro que pulou em um rio para salvar um cervo se afogando, como mostra o vídeo mais abaixo nessa publicação.

A operação de resgate ocorreu em algum lugar da Índia, filmada e postada no Twitter no final de janeiro. Desde então, o vídeo foi visto por dezenas de milhares de internautas. Nos comentários, a maioria das pessoas aplaudiu a postura do cachorro, que não pensou duas vezes antes de encarar o desafio e salvar o pobre animal.

No vídeo, o cão herói pode ser visto pulando no rio e nadando rapidamente em direção a um ponto indefinido. Ele encontra um Bambi – um cervo – em grave perigo. O animal vitimado estava com medo, e não teve forças para voltar à segurança.

O herói do dia atravessou a metade do rio, agarrou o cervo pelo pescoço e puxou a vítima para trás. No áudio, você pode ouvir o mentor do cachorro incentivando a ação, incentivando o fulvo peludo a salvar o cervo em perigo.

No final, o cachorro manteve a vítima segura e recebeu um “bom menino” do dono como recompensa pelo gesto heróico. Pode parecer pequeno, mas a melhor retribuição para o bem, está no próprio bem. O sentimento do peludo é positivo e útil para salvar o filhote de cervo, esse sentimento é sem dúvida a melhor recompensa para ele.

A bravura e o altruísmo do cão foram muito elogiados nas redes sociais. A mudança espontânea rendeu milhares de elogios. Alguns ofereciam beijos e abraços, enquanto outros se gabavam de que “os cães são as melhores criaturas do universo”.

Não é a primeira vez que acontece

Esta não é a primeira vez que cães arriscam suas vidas para salvar outros animais. Além das forças de segurança treinarem vários animais peludos para auxiliar nas operações de resgate, alguns movimentos espontâneos foram registrados nas redes sociais.

Em 2021, um Cão da raça labrador, que mora em uma fazenda na Virgínia (Costa Leste dos EUA) também salvou um cervo, que foi vítima de afogamento na lagoa da propriedade. O mentor, Ralph, também tirou as fotos e as postou no Facebook, onde conquistaram milhares de curtidas e compartilhamentos. Ralph informou especificamente que, além de trazer o filhote de cervo em segurança para a beirada, o cachorro também verificou deliberadamente se o pequeno animal estava bem.

Em setembro de 2018, um cachorro de Brookhaven, Mississippi, também se aventurou para garantir a segurança e o bem-estar de outro cervo. Um golden retriever chamado Storm (“Tempestade” em inglês) também se tornou um herói – e acabou indo para as redes sociais.

O vídeo de Storm é narrado pelo mentor Mark Freeley. O cachorro estava passeando com Mark quando encontrou a vítima em perigo. Ele não perdeu tempo e nadou até o cervo, agarrou-o e o trouxe de volta em segurança.

Depois de chegar à beirada, o cervo ainda tentava se libertar – afinal, para um veado, não há muita diferença entre um cão resgatador e um lobo predador. Mas Storm correu atrás dele, deitou-se ao lado de seu novo amigo e o lambeu. O filhote correu para a segurança na floresta.

Por que os cães se comportam assim?

Os cães são gregários por natureza e se preocupam com a segurança, conforto e bem-estar de todos os membros do grupo, mesmo de outras criaturas, desde que não sejam considerados perigosos.

Durante a evolução da espécie, a natureza garantiu a sobrevivência dos cães ajudando uns aos outros. Em matilhas de lobos, os lobos desempenham funções específicas, como guardar, caçar, proteger e educar os filhotes, limpar acampamentos, etc. Quando os cães se integram à vida humana, trazem consigo essa sabedoria.

Portanto, é comum que os cães protejam os lares humanos, bem como gatos, pássaros e outros animais de estimação que pertencem a esse grupo. Esses pequenos gestos podem não ser tão heróicos, como pular na água para salvar outra pessoa ou animal que está se afogando, mas os peludos estão sempre atentos e prontos para qualquer situação.

Isso inclui latir incessantemente porque eles estão captando ruídos estranhos do corredor. Quase sempre os vizinhos entram pela porta, mas não têm como saber. O importante é que os cães sempre sinalizam quando algo incomum acontece.

RECOMENDAMOS






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.