Cleo Pires desabafa sobre gordofobia e redes sociais

Por: Hypeness

A atriz Cleo Pires abriu o coração em uma entrevista tocante sobre autoestima, gordofobia e vergonha que sentiu após ataques nas redes sociais. Para o ‘Fantástico’, da TV Globo, a artista revelou alguns dos sentimentos que a afetaram depois de ser vítima do julgamento de usuários sobre o seu corpo em páginas na internet.

O programa do último domingo, 6, abordou o body shaming, ‘vergonha do corpo‘ em tradução livre para o português, termo que tem sido utilizado para expressar ataques realizados nas redes devido a forma física de alguém.

“Para mim, é uma pressão estética, quando você é julgada de forma agressiva devido a sua aparência”, opinou a atriz de 37 anos.

Cleo já havia dito há um tempo como a pressão para emagrecer lhe rendeu um transtorno alimentar e depressão, afinal a pressão estética sobre mulheres traz consequências graves para a saúde e bem-estar delas.

“Qualquer mulher, mesmo para aquelas que estão dentro do padrão que é aceito, recebem esse tipo de pressão estética”, disse na ocasião.

“Eu mesma já recebi diversos rótulos, um deles é o inconstante. O fato de eu sempre estar mudando, me redescobrindo, me permitindo, não significa que os meus ideais e os meus princípios também mudem. As pessoas só enxergam aquilo que querem enxergar, ninguém está realmente disposto a te conhecer a fundo, por isso é muito mais fácil viver num mundo ‘rotulando’”, contou a artista, seguida por mais de 11 milhões de pessoas no Instagram.

https://www.facebook.com/hypeness/videos/2604613336245086/?t=0

Ela voltou a falar sobre o tema para o ‘Fantástico’. Após comentar que ganhou cerca de 20kg e que fez procedimentos estéticos, Cleo questiona sobre qual é o problema de mudar seu corpo. “Não é normal você ser julgada por causa da aparência”, disse.

Esses ataques à aparência podem machucar mais do que parece, segundo a atriz. “Dói, afinal não estou imune a esse tipo de coisa. Não conheço ninguém que não se importe quando existe uma enxurrada de gente falando sobre você e sua a vida, sem ninguém saber quem você é de verdade”.

“Tive momentos em que realmente tive medo de sair de casa, tive vergonha de aparecer em lugares públicos”, continuou na entrevista. “Parece um pesadelo. Não é justo nem certo eu fazer isso comigo”.

Recado aos haters

Cleo Pires também falou ao Fantástico o que ela acredita ser o motivo desse discurso de ódio nas redes sociais. “A internet potencializa uma coisa humana de você não lidar com seus problemas e jogar isso para cima dos outros. Se você não tem o mínimo de autoconhecimento e empatia, você faz isso [ataques nas redes sociais]”, disse.

E para quem é hater e ainda perde tempo julgando a aparência dos outros, a artista tem um recado: “Se você está perdendo o seu tempo com isso (…) falando mal de alguém, 1º: isso não é opinião, é discurso de ódio; e 2º: tem algo muito errado e você precisa se tratar”, finalizou.






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.