Inspeção rigorosa concluiu que houve “falha de segurança” na conferência do gabarito da prova, o que proporcionou o vazamento das respostas. Funcionárias envolvidas negaram a fraude.

A USP (Universidade de São Paulo) teve que que cancelar na sexta-feira (22) os resultados do concorridíssimo concurso público para técnicos de enfermagem do Hospital Universitário (edital nº 47/2022), sob suspeita de que uma funcionária, envolvida no processo, favoreceu suas duas sobrinhas que “coincidentemente ou não” alcançaram a 1ª e 2ª colocação. Para não prejudicar os candidatos, uma nova prova será realizada em data a ser confirmada.

Porque as contempladas foram as irmãs Jessica e Bruna Pimenta, que “passaram” em 1º e 2º lugar. O curioso é que a dupla é sobrinha de Sueli Barros, que é funcionária de um setor do Hospital Universitário, sendo que ela mesma participou da elaboração da prova.

Foto Ilustração, Pixabay

As sobrinhas Jessica e Sueli negaram que foram favorecidas pela tia, e, mesmo assim estão sendo perseguidas e ameaçadas nas redes sociais.

Mas, foram cerca de 7 mil candidatos que estavam disputando 22 vagas, ou seja: cerca de 318 candidatos por vaga. O cargo tinha um salário estipulado de R$ 4.900,00. O curioso deste concurso foi que apenas as duas sobrinhas “gabaritaram a prova”, acertando todas as 40 questões de múltipla escolha.

Começo das investigações

Assim, após a publicação dos resultados, algumas pessoas acharam estranho que apenas duas candidatas conseguiram acertar 100% das questões, e que o sobrenome das primeiras colocadas coincidia com o sobrenome de uma funcionária.

Em seguida, houve uma investigação interna para apurar as denúncias, apesar de não terem provas concretas do “vazamento” do gabarito, verificaram algumas possíveis falhas:

1. Problemas de segurança na forma de conferência do gabarito;
2. Potencial risco de vazamento das respostas;
3. “conflito de interesses” envolvendo um funcionário que participou da conferência do gabarito, sendo que este era parente das duas candidatas que acertaram todas as questões.

Assim sendo, a USP resolveu cancelar estes resultados e fazer uma nova prova em uma data futura.

Com informações: G1

RECOMENDAMOS






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.