Quantas vezes você já ouviu falar sobre saúde mental no seu ambiente de trabalho?

Esse tema tomou proporções maiores devido ao número de casos de adoecimento psíquico em decorrência do trabalho. São séculos de organizações mecanicistas que finalmente estão abrindo os olhos para questões importantes como a saúde mental dos colaboradores.

Não só os funcionários, como os líderes e gestores das grandes e pequenas empresas estão sujeitos ao adoecimento mental, inseridos em um ambiente propício a isso. Lidar com pressão, prazos, expectativas alheias e intercorrências inesperadas causa alto nível de estresse e pode desenvolver transtornos diversos.

Tudo isso sem desconsiderar os problemas relacionados às outras áreas da nossa vida que também influenciam no trabalho, pois não se pode fragmentar a psique humana em segmentos da vida.

Muitas pessoas estão passando por problemas familiares, problemas com relacionamento e até mesmo enfrentando batalhas internas para estar ali trabalhando.

Além disso, a saúde mental dos empreendedores é um assunto que deve ser debatido no mercado atual pois afeta diretamente o resultado dos negócios. Com discursos motivacionais cada vez mais ambiciosos, as expectativas são elevadas e a ânsia de fazer tudo acontecer de forma rápida gera quadros de ansiedade entre os profissionais e pode causar danos psicológicos graves.

Na internet vemos hoje uma porção de informações disponíveis, vídeos, cursos e debates sobre o assunto. Mas não se engane, apesar da infinidade de conteúdo sobre o tema, é preciso sempre lembrar da importância dos psicólogos por trás disso tudo.

Consumir conteúdos que tem procedência de profissionais da área e que possuem respaldo científico é muito importante. Vários psicólogos organizacionais estão mudando a forma de atendimento e se reinventando nas plataformas digitais.

A demanda por serviços online aumentou drasticamente durante a pandemia de 2020. Atualmente é possível encontrar vários sites de psicólogos que oferecem cursos, palestras online e até mesmo conteúdo gratuito para as empresas que procuram uma gestão mais humanizada e com foco na saúde mental.

Com o aumento da demanda pelo tema, é essencial que os profissionais da saúde mental busquem investir cada vez mais nas plataformas digitais. Para criação desses sites, basta registrar um domínio e comprar um serviço de hospedagem de sites(se desejar comprar a sua clique aqui).

Esses recursos como registro de domínio e hospedagem de sites são bem acessíveis e permitem criar canais próprios para disseminar informações sobre saúde mental e temas relacionados.
Neste artigo separamos algumas informações importantes sobre saúde mental e sua relação com os negócios, além de algumas dicas que irão te ajudar no tema proposto.

O que é saúde mental?

Embora esse talvez seja o pensamento da maioria das pessoas, a saúde mental não é a ausência de transtorno mental. Quando falamos sobre a saúde psíquica, não podemos encontrar uma definição universal ou um protocolo da saúde mental.

Isso acontece porque somos seres humanos cheios de subjetividades, vivências diferentes, influenciados por fatores biológicos e socioculturais. Tudo isso irá determinar o que é a saúde mental de cada um.

Em um contexto geral, a saúde mental está relacionada ao bem-estar, cultivo de boas relações interpessoais, inteligência emocional e vários outros fatores.

Psicologia organizacional e saúde mental

É impossível discorrer sobre saúde mental sem antes falarmos sobre a psicologia. Se tratando de negócios e trabalho logo podemos citar a psicologia organizacional.

Dentro das organizações é cada vez mais necessário a presença de profissionais psicólogos nos recursos humanos. Indiferente das áreas em que ele irá atuar, o respaldo de um profissional capacitado para lidar com questões emocionais é essencial para o desenvolvimento das equipes.

A partir do momento em que elementos comportamentais foram vistos como fatores importantes dentro das organizações, como no caso das soft skills, os psicólogos e a área de gestão de pessoas tiveram um aumento de demanda significativo.

Hoje em dia, dificilmente encontraremos uma empresa em falta com esse departamento ou que não esteja ciente da importância dele. O trabalho da psicologia organizacional vai muito além de recrutamento e seleção, mas atua em áreas pontuais e complexas que envolvem a interação entre os colaboradores e a saúde mental de cada um deles.

Apesar de o foco central do psicólogo organizacional ser primeiramente oferecer saúde ao colaborador, ele também visa alinhar as expectativas da empresa com o funcionário, o que gera um ambiente mais harmônico e uma relação mais saudável. Tudo isso são fatores importantes que influenciam diretamente na saúde mental do indivíduo.

Como promover a saúde mental?

Agora que você já sabe o que é saúde mental e como ela afeta as organizações, falaremos então sobre alternativas que te ajudarão a lidar com essas questões e iniciativas que podem ser implantadas nas empresas.

O primeiro passo e o mais importante é debater sobre o assunto. Evidenciar a saúde mental e dialogar sobre essas questões é essencial para que os problemas sejam tratados.
Dar abertura e espaço para os colaboradores se sentirem acolhidos pela empresa é importante para evitar transtornos psicológicos mais graves.

Ambiente acolhedor

O ambiente de trabalho é outro elemento importantíssimo que influencia na saúde mental, visto que fatores externos na maioria das vezes são grandes agentes determinantes do nosso estado emocional.

Empresas que investem em ambientes mais dinâmicos, sustentáveis e integrados à natureza melhoram o bem-estar dos funcionários e geram maior motivação no trabalho.

Trabalhar confortável é um estímulo a mais para qualquer ser humano e estar em um ambiente agradável pode ser um fator determinante no rendimento e na produtividade da equipe. Pensando nisso, algumas empresas têm flexibilizado a carga horária nos escritórios e optado por plataformas de Home Office.

O trabalho remoto nos abre inúmeras possibilidades e proporciona ao colaborador trabalhar no conforto de casa. Hoje em dia temos várias plataformas para Home Office no mercado, como a ferramenta de Workplace desenvolvida pelo Facebook.

Porém, para quem requer ferramentas mais personalizadas e uma plataforma mais ampla, basta comprar uma hospedagem de sites e registrar um domínio. Hoje em dia os valores da hospedagem de sites estão cada vez mais acessíveis no mercado, o que torna tudo mais fácil.

Autoconhecimento

Incentivar a busca pelo autoconhecimento é essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio. É por meio do autoconhecimento que analisamos nossos pontos fortes e fracos, quais são nossas limitações e como podemos melhorar as fragilidades.

Ter uma equipe alinhada com suas próprias potencialidades gera maior lucratividade, menos rotatividade e um desempenho acima da média. Ter pessoas desempenhando sua melhor versão é o que todo empreendedor busca para seu negócio.

Uma das técnicas que ajudam no processo de autoconhecimento é a meditação Mindfulness, que é baseada na atenção plena. Estar presente no momento atual proporciona maior consciência sobre nossas emoções e consequentemente uma mente mais saudável.

Você se interessou por essa técnica, mas não sabe como começar a praticá-la? O Spotify oferece inúmeros podcasts com meditação mindfulness guiadas para iniciantes e até mesmo pessoas já avançadas.

Uma alternativa que nos ajuda no processo de autoconhecimento é a escrita terapêutica. Externalizar as emoções é muito importante para nos conhecermos, pois possibilita racionalizar os pensamentos e a reparar padrões psicológicos.

Tudo isso pode ser feito por meio de cadernos, diários e blogs. O importante é escrever diariamente sobre os acontecimentos e pensamentos que lhe ocorreram durante o dia.

Para quem busca maior praticidade, os blogs são ferramentas que não ocupam espaço e podem ser acessados facilmente a qualquer momento. Assim como as plataformas de Home Office e os sites, para criação dos blogs basta comprar uma boa hospedagem de sites e ter um domínio personalizado.
Além do autoconhecimento, a escrita terapêutica foi apontada por médicos como grande aliada contra o transtorno de ansiedade e depressão.

Conclusão

Investir na saúde mental é o melhor negócio para quem possui uma carreira ou busca empreender. Assim como os colaboradores e a equipe das empresas, os líderes também precisam possuir inteligência emocional para lidar com as situações adversas do mercado corporativo.

Pessoas com saúde mental possuem maiores habilidades de comunicação, persuasão e tudo isso pode somar ao sucesso ou fracasso dos negócios. Esteja atento para os sintomas psicológicos, busque ajuda e esteja sempre disposto a incentivar a qualidade de vida de seus colaboradores.

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.