Cropped shot of a businesswoman looking stressed out at work

Um medo inexplicável, tensão muscular, respiração fora de ritmo, sudorese nas axilas, mãos e pés, dificuldade de se concentrar, excesso de preocupação e inquietação constante. Estes são apenas alguns dos sintomas apresentados pelo indivíduo que sofre de crise de ansiedade.

No entanto, muitas pessoas demoram a entender que a ansiedade tem origem na mente e nos processos psíquicos que formam um padrão mental, o qual gira em torno do medo infundado. São muitos os gatilhos que podem nutrir o ansioso a insistir nos vícios de pensamento invigilantes que só fermentam mais e mais sua ansiedade.

Porém, a falta de concentração é um imenso agravante para os ansiosos. Tal condição gera um descontrole da mente consciente, permitindo que o indivíduo passe a alimentar uma infinidade de devaneios e imagens mentais que giram em torno do medo. Além disso, todo ansioso é especialista em antecipar acontecimentos e situações que talvez nem aconteçam. Como resultado, a mente passa a trabalhar em torno do que fazer, como agir, como se comportar, o que falar, o medo de ser avaliado e julgado e, assim, desencadeando outros sintomas que só faz a pessoa perder cada vez mais as rédeas de si mesmo.

Mas, neste artigo a nossa intenção é encorajar as pessoas que sofrem de ansiedade a buscarem ajuda e o tratamento adequado. Na internet é possível encontrar muitos tratamentos para superar a ansiedade, entre os mais comuns podemos citar:

  • Técnicas de relaxamento; meditação; exercícios de respiração; alimentação saudável; evitar consumo de substâncias que amolecem as decisões;
  • Grupos de apoio;
  • Medicamentos sedativos e
  • Psicologia clínica, principalmente com a psicoterapia.

Diante da quantidade de possíveis tratamentos, a pessoa que sofre de ansiedade acaba ficando insegura sobre qual método seria o mais eficaz. E diante dessa indecisão, acaba por continuar com o desconforto sem buscar pela solução. Em alguns casos a situação pode ser ainda mais grave, pois quem sofre de ansiedade pode acreditar firmemente que não existe solução, que ela nasceu assim e que é impossível reverter seu padrão de pensamentos, seja qual for o método utilizado.

No entanto, a ansiedade tem cura, e a eficácia depende da força de vontade do indivíduo e dos métodos empregados. No tópico a seguir iremos abordar sobre o método mais eficiente para superar sua ansiedade de uma vez por todas.

Superando a ansiedade através da Psicoterapia

Como já mencionamos anteriormente, existem alguns métodos de tratamento para a ansiedade. Agora, vamos abordar os mais eficientes e com melhores resultados para aquele que se dedique a superar essa dificuldade.

Muitas vítimas das crises de ansiedade procuram por médicos neurologistas para tratar destes sintomas, pois acreditam que a origem do problema é físico, quando, na verdade, a causa é de origem psíquica. É importante que se saiba que as causas da ansiedade estão no campo mental e psicológico, os órgãos físicos apenas refletem o estado psicológico, sendo desnecessário buscar tratamento orgânico (salvo em casos que necessitem dessa abordagem).

Já outras pessoas preferem buscar tratamento através da meditação, yoga, pilates e exercícios que fazem uma conexão entre mente e corpo. Tais práticas são ótimas para pessoas que estão querendo superar a ansiedade. Os exercícios meditativos e físicos colaboram imensamente com a restauração dos processos psíquicos. No entanto, tais práticas devem ser apenas um complemento do tratamento com um psicólogo.

Por meio do diagnóstico correto e de muito diálogo, o psicoterapeuta, em conjunto com o paciente, criam um vínculo com o objetivo de encontrar os verdadeiros motivos que desencadeiam as crises de ansiedade. Criado este vínculo de confiança, o paciente se sentirá mais seguro em expor suas intimidades mentais. Muitas vezes, esta simples conexão com o psicoterapeuta já é o suficiente para causar imensa sensação de conforto no paciente, facilitando imensamente o processo de tratamento.

E é assim que, através da psicoterapia e do diálogo, o psicólogo clínico consegue chegar na fonte das crises de ansiedade e reverter o padrão psicológico do paciente.

Um psicoterapeuta sabe como chegar ao íntimo dos pacientes e fazer com que eles enxerguem o que precisa ser mudado. Pode não ser fácil, mas é totalmente possível e eficiente. Caso você tenha crises de ansiedade, procure um psicoterapeuta com o qual se identifique e trabalhe em conjunto com ele, este é o melhor caminho para superar esse desconforto. Não há o que temer, busque um psicólogo especializado e coloque fim de uma vez por todas em suas crises de ansiedade.

Via:Lysis Psicologia

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.