Conquistar uma vaga de emprego no mercado atual já é complicado, mas imagine se deparar com um anúncio onde o principal requisito é ter mais de 4.500 seguidores no Instagram!

A verdade é que anúncios de emprego com requisitos estranhos vem se tornando muito comuns. Em plena crise financeira, as empresas parecem ter decidido dificultar ainda mais a efetivação de seus candidatos.

Além da descrição de vaga : seleção por signo, tipo físico, “masculinidade”, porte atlético, e até aqueles que admitem nos anúncios que os funcionários não terão horário para sair ou terão que se envolver na vida pessoal dos patrões.

Seleção por Signo

Uma dessas tendências que vem crescendo é a seleção por signo. Esse tipo de recrutamento aliás veio da China, que acredita que algumas pessoas já nascem predestinadas.

A Wuhan declarou publicamente que não contrata virginianos e nem escorpianos. O porta-voz da companhia, Xia, defendeu a política de contratações baseada em astrologia explicando que pessoas do signo de escorpião são mais propensas às oscilações de humor, enquanto os nativos de virgem são extremamente críticos. “Eu contratei pessoas desses signos antes, e elas tinham prazer em brigar com os colegas. Era impossível trabalhar com elas.”

Porém segundo o ministério do trabalho todos esses requisitos discriminatórios  contrariam inúmeros direitos garantidos pela CLT.

Veja a reportagem completa no R7: 

Informações:R7

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS