O experimento deu tão certo que o protótipo já rodou mais de 100.000 km, totalmente movido a energia solar, sem gastar uma gota sequer de combustível

A capacidade de criação de solução dos estudantes brasileiros é sensacional, pesquisadores do Laboratório Fotovoltaica, da Universidade Federal de Santa Catarina, encontraram uma excelente solução para diminuir a poluição e o impacto da extração de petróleo ao meio ambiente: Inventaram um ônibus movido a energia solar.

Dessa maneira, apresentaram o protótipo do eBus, ônibus totalmente movido por energia solar. O veículo foi totalmente montado no Brasil, apoiado pelas empresas EWG, Marco Polo e Eletra. Ou seja: O Brasil produziu o primeiro ônibus elétrico cuja bateria é totalmente carregada com energia solar fotovoltaica.

Atualmente, a bateria do eBus é carregada nas dependências do Laboratório Fotovoltaica da Universidade, sendo que o veículo já completou mais de 100.000 km rodados e não utilizou uma única gota de combustível. O ônibus transporta apenas alunos, professores e visitantes que circulam pelo campus da Universidade Federal de Santa Catarina.

Como resultado, o eBus promove um transporte sustentável, sendo um verdadeiro polo de pesquisa móvel, pois possibilita vários dados para análises de viabilidade desta nova tecnologia instalada. Os pesquisadores querem intensificar os estudos deste ônibus solar, objetivando implantar esta tecnologia no sistema público de transporte do Brasil.

Com informações: thegreenestpost

RECOMENDAMOS






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.