Conhecimento

Ex-catador de lixo conclui doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina

— Hoje acordei e fiquei pensando. Doutor. Será que é isso mesmo? Ainda não caiu a ficha.

As palavras de Dorival Gonçalves Santos Filho, 35 anos, um dia após receber o título de doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), resumem o sentimento do professor que aprendeu a ler em casa com a ajuda da mãe e por meio dos livros que achou no lixo.

Dorival cresceu em um lixão, na cidade de Piedade, no interior de São Paulo. A mãe, dona Lucrécia, tirava o sustento da família do lixo. Ao lado dos quatro irmãos, foi lá onde ele começou a trabalhar.

Foi dona Lucrécia, a maior incentivadora do filho, quem sempre deu forças para Dorival continuar e chegar aonde chegou. “Eu não tinha celular para conversar com a minha família, mandava carta pra minha mãe falando que não sabia se ia conseguir. E ela dizia ‘claro que vai, eu vou ver o que posso fazer pra te ajudar”, disse ele, em entrevista para o GAÚCHAZH.

Além do incentivo da mãe e do seu esforço, para Dorival, outros fatores foram determinantes para ele chegar aonde chegou: as oportunidades e incentivos do governo. “Meritocracia pra mim não funciona, porque é uma batalha, é uma disputa muito desleal.” Dorival garante que só voltou a estudar graças a programas sociais, pois não precisava trabalhar no lixão o dia inteiro.

Leia mais: PERTO DE MORRER, UM VELHO “BILIONÁRIO” CHAMOU SUA SECRETÁRIA DE CONFIANÇA E DISSE: — Estela QUANDO EU MORRER quero que realize estes 3 pedidos meus no funeral.

Ir à escola era regra dentro de casa, mas por sete anos ele precisou largar as carteiras porque não dava conta da dupla jornada. Foi só quando a mãe recebeu o Bolsa Família que Dody conseguiu voltar à sala de aula. E foram os professores, impressionados com o conhecimento do menino, que sugeriram para Dorival cursar Letras devido ao interesse por literatura.

Após concluir o ensino médio, ele foi aprovado no vestibular em Letras da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), no campus de Assis (SP). Dorival se graduou em 2010 e foi para Guaramirim, cidade no norte de Santa Catarina, para onde a mãe, os irmãos e os sete sobrinhos haviam se mudado.

Contudo, engana-se quem pensa que Dorival vai parar por aqui. Ele quer continuar os estudos e sonha em conhecer a França. Outro projeto de Doddy é terminar sua autobiografia, sem data para publicação, que vai inspirar muitas pessoas a nunca desistir de seus sonhos – por mais que eles pareçam impossíveis.

Informações:G1

Bem Mais Mulher

Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

Recent Posts

Casamento vira escândalo: noiva lê provas da traição em frente a todos os convidados

No altar, em vez dos votos… a verdade! Casamentos são feitos para celebrar o amor,…

9 horas ago

Cintas Modeladoras: Da Recuperação ao Estilo no Dia a Dia

Cintas Modeladoras: Da Recuperação ao Estilo no Dia a Dia As cintas modeladoras sempre foram…

11 horas ago

O clássico perfeito da Netflix: 2 horas de uma história intensa e inesquecível

Em Boston, um jovem de 20 anos chamado Will (Matt Damon) leva uma vida aparentemente…

3 semanas ago

Histórias para Dormir: Pequeno Hábito que pode mudar tudo

Foto: FREEPIk A imaginação é uma qualidade bastante desenvolvida nas crianças desde muito pequena. A…

4 semanas ago

Jovem de 29 anos descobre que terá a demência rara que matou sua mãe e deixa o emprego

Homem de 29 anos deixa emprego após descobrir que desenvolverá demência rara que matou sua…

4 semanas ago

Feriados em risco: Adeus ao descanso? Musk e Google querem ampliar a carga de trabalho

Adeus ao descanso? Musk e Google sobem o tom na corrida pelo trabalho extremo Trabalhar…

1 mês ago