Foto: Reprodução Vitória Mesquita

“É uma condição genética, ok? Não é ‘culpa’ da mãe e não há nada que se possa fazer para evitar, apenas acontece e pode ser maravilhoso se o abraçar com amor e coragem ”, disse Vitória Mesquita.

Algo em que a sociedade avançou está na eliminação de alguns preconceitos e formas errôneas de se referir a certas condições das pessoas. Um caso particular é o de pessoas com síndrome de Down , uma condição muitas vezes chamada de doença, o que é um equívoco .

Na verdade, uma jovem com esse transtorno no Brasil lançou uma campanha para o Google mudar a definição de Síndrome de Down , porque ela foi rotulada como uma doença. Vitória Mesquita , como é chamada essa menina, utilizou suas redes sociais para que todos que quisessem se unir apoiassem sua missão .

Foto: Vitória Mesquita

Foi graças ao apoio massivo que recebeu que ela foi capaz de realizar uma mudança. “Em abril deste ano fiz um carretel (pequeno vídeo) em que apontei alguns erros na definição e características da Síndrome de Down que havia encontrado na página principal do Google , que, entre outras coisas, dizia que o T21 era uma doença ! “, comentou Vitória em post no Instagram .

“Poucos meses depois, lançamos a campanha Update Google que contou com mais de 100 publicações e vídeos de pessoas de todo o Brasil que compartilham conhecimento e se fortalecem nesta missão . Ficamos muito felizes com a repercussão ”, acrescentou.

Vitoria na época dizia que “a Síndrome de Down não é um distúrbio nem uma doença, é uma patologia genética , concorda ? Não é ‘culpa’ da mãe e não há nada que possa ser feito para evitá-lo, simplesmente acontece e pode ser maravilhoso se você o abraçar com amor e coragem.

Depois de meses lutando por esse objetivo, ela teve resultados positivos . A jovem disse que já podiam comemorar porque o Google alterou a definição que tinha desta doença genética, pelo que agradeceu o apoio recebido .

Foto: Vitória Mesquita

“Eles são impressionantes! Hoje podemos comemorar! O Google mudou sua referência de definição de T21 e adicionou informações que ajudam a combater a desinformação e o empoderamento . Estamos nisso juntos e vamos mais longe, parabéns a todos ”, comentou.

Foto: Vitória Mesquita

Vitória, com a ajuda de sua irmã Luiza Mesquita , de 26 anos, criou esta conta no Instagram para se dedicar a compartilhar informações sobre essa condição e apoiar mais pessoas como ela.

Traduzido e adaptado de UPSOCL

RECOMENDAMOS






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.