Lavanderia Social vai arrecadar e higienizar roupas de moradores de rua

Fonte:Ciclo Vivo

A Prefeitura de São Paulo lançou na última segunda-feira (12), na praça Cidade de Milão, Zona Sul da capital, o programa Lavanderia Social. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em parceria com o R.O.P.A – Repasse Outra para Alguém, e prevê o engajamento de diferentes esferas da sociedade na arrecadação e lavagem de roupas para pessoas em situação de rua ao longo de todo o ano, e não apenas no inverno, quando acontece a campanha do agasalho.

“A maioria da população em situação de rua quer trabalhar, e muitas vezes, por não ter peças de roupa limpas, evita ir a entrevistas de emprego. Além disso, a população se mobiliza no período de inverno para doar roupas, mas esquece de que as pessoas precisam de doações o ano todo”, explica o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará.

Para operacionalizar o processo, a Prefeitura disponibilizará 200 coletores em diversos locais públicos de São Paulo, para a população efetuar doações contínuas de trajes em bom estado de conservação.

Após a coleta, as roupas doadas serão destinadas a lavanderias privadas, parceiras do programa por meio do Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav), que cuidarão da higienização dos donativos, sem custos para os cofres públicos. Posteriormente as roupas serão distribuídas pela Prefeitura nos 104 Centros de Acolhimento da capital, que juntos disponibilizam cerca de 18 mil vagas diárias.

Em fase de implantação, a próxima etapa ocorre em dezembro com a previsão de instalação de 26 coletores, até chegar aos 200.

Informações: Ciclo Vivo






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.