Por: Suzana Camargo

Os benefícios para a saúde de se ter um animal de estimação são enormes. Eles ajudam a combater a solidão, a tristeza e o estresse.

E não é só. Um estudo publicado em 2017, por pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, revelou que para as pessoas que vivem sozinhas, a presença de cães diminui em 33% as chances de morte e em 36% o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A possibilidade destes indivíduos terem um infarte também cai 11%.

Em muitos países, animais também são usados em terapias e no tratamento de recuperação de pacientes moradores de casas de repouso e ainda, em hospitais. E agora, na cidade do Rio de Janeiro, isto também será possível.

O projeto de lei 6.492/2019, de autoria do vereador Luis Carlos Ramos Filho, aprovado na Câmara Municipal, autoriza a entrada de animais domésticos em hospitais da capital. “A nova legislação é um grande estímulo à recuperação dos pacientes e diminuirá drasticamente o sofrimento dos bichinhos, que também sentem muito a falta de seus donos”, disse o autor do PL.

Vale ressaltar que, as visitas dependerão de indicação médica e nenhum animal entrará no hospital sem o aval de infectologistas e aprovação da administração do local. Haverá regras, como horário e local, estabelecidas por essas instituições de saúde.

Segundo o texto da nova lei, “são considerados animais de estimação todos os tipos de animal que possam entrar em contato com os humanos sem proporcionar-lhes perigo, além daqueles utilizados na terapia assistida de animais (TAA), como cães, gatos, pássaros, coelhos, chinchilas, tartarugas, hamsters”.

Para realizar a visita, será necessário a apresentação da carteira de vacinação, em dia, do animal, e também um laudo veterinário que comprove seu bom estado de saúde. Ao entrar no hospital, os bichos de estimação deverão estar em malas/caixas, apropriadas para os mesmos, e vestindo guias e coleiras.

Quem tem dúvida de que a visita de um cão ou gato querido certamente irá ajudar na recuperação e melhorar o humor de uma pessoa doente?

Fonte: Conexão Planeta

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.