LIBERADAS IMAGENS RARAS E INÉDITAS DOS DESTROÇOS DO TITANIC NAUFRAGADO EM 1912

Autor: Albani Borges dos Reis

O Instituto Oceanográfico de Woods Hole (Whoi) dos Estados Unidos, disponibilizou nesta quinta feira dia 15, imagens nunca vistas dos destroços do Titanic. As filmagens foram realizadas em 1986 quando estes destroços foram visitados pela equipe do instituto, porém somente agora foram liberadas para o público. O que restou da embarcação encontrava-se, desde o acidente em 1912, no fundo do Oceano Atlântico, a cerca de 4 quilômetros de profundidade.

Na ocasião, a embarcação considerada indestrutível pelos seus fabricantes, chocou-se acidentalmente contra um iceberg, na costa sudeste de Terranova no Canadá, indo ao naufrágio imediatamente. O Titanic, fazia sua viagem inaugural de Southampton, na Inglaterra, para Nova York, em meio grade pompa. Morreram no naufrágio, mais de 1.500 pessoas, levando para o fundo do mar, além de muitos corpos, grandes fortunas.

Devido as limitações técnicas e a vasta extensão da área do acidente, foi impossível localizar, na época, os destroços do transatlântico. Somente em 1985, a equipe do Instituto Oceanográfico de Woods Hole (Whoi) pode localizar o que restou do Titanic. Cerca de um ano depois, foram iniciados os trabalhos de filmagem, em vários mergulhos feitos com câmeras adequadas em um submergível tripulado, auxiliado por uma pequena embarcação.

O evento que virou o mundo desde então, pode, a partir destas filmagens, incorporar novos capítulos a uma história de aventura e tragédia. Disse James Cameron, que dirigiu o filme inspirado na história do naufrágio. “Ao liberar esta filmagem, a Whoi está ajudando a contar uma parte importante de uma história que atravessa gerações e circula o mundo.”

Assista ao vídeo:






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.