Neurocientistas descobrem canção milagrosa capaz de reduzir a ansiedade em 65% dos pacientes

O transtorno psicológico conhecido como ansiedade tem sido bem documentado nos anais da história médica. Hipócrates já falava sobre a ansiedade na antiguidade, e a desordem foi confirmada pela primeira vez por Sigmund Freud em 1926.

No mundo de hoje, os diagnósticos de ansiedade estão se tornando cada vez mais comuns, especialmente entre os jovens.

Esse aumento no diagnóstico tende a ser atribuído à ascensão da tecnologia, o excesso de proteção dos pais, a escola e o “luxo” de muita escolha, de acordo com Rachael Dove em Ansiedade: a epidemia está varrendo a Geração Y.

O transtorno, que pode ser tremendamente debilitante no curso da vida cotidiana, será tratado com medicamentos como tratamento. Uma proporção menor de pacientes também recebe terapia tanto com medicação como como alternativa. Ansiedade também pode ser tratada, com algum sucesso, usando métodos holísticos como meditação, yoga, massagem e outras técnicas de relaxamento.

De todos os tratamentos utilizados para combater a ansiedade, a musicoterapia tem sido uma das terapias mais marginais. Mas tudo isso está prestes a mudar devido a uma nova pesquisa sobre a eficácia desta forma de terapia. A pesquisa foi realizada pelo MindLab Internacional no Reino Unido que estava interessados em descobrir que tipo de música induz o maior estado de relaxamento em indivíduos.

O experimento por ter participantes tentar resolver quebra-cabeças difíceis que iria causar-lhes níveis variados de estresse, enquanto eles estavam conectados a sensores. Ao mesmo tempo, eles escutariam uma variedade de músicas diferentes. Sua atividade cerebral, batimentos cardíacos, pressão arterial e da taxa de sua respiração estava constantemente monitorado no decorrer do estudo.

A canção que provou ser a mais eficaz foi chamado de ‘Weightless’ e foi criado por União Marconi com a intenção de induzir o relaxamento nos ouvintes. Surpreendentemente, a canção foi capaz dereduzir 65% dos sintomas de ansiedade pelos participantes no estudo.

A música não só diminuiu a freqüência cardíaca e pressão arterial, mas também inibiu a liberação de hormônios do estresse como o cortisol. Apesar da extrema eficácia desta canção notável, o pesquisador principal do estudo, o Dr. David LewisHodgson aconselhou que ele vem com um aviso de saúde.

Ele disse que a música provou ser tão eficaz em relaxar alguns dos participantes que eles começaram a experimentar sentimentos de sonolência. Por essa razão, ele disse que não é aconselhável ouvir a música enquanto estiver dirigindo.






Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.