Por:Patrícia Tavares

A relação que estabelecemos conosco determina todas as outras relações. Somos também fruto de nossas vivências, de nossa história

Desde as nossas primeiras relações, seja com aqueles que cuidaram de nós nos primeiros anos de nossas vidas, seja com todas as pessoas do núcleo familiar ou com outras que participaram de nossa vida e por quem nutrimos afeto, as pessoas são fundamentais em nosso desenvolvimento e construção da personalidade na vida adulta.

Mesmo pessoas que nos amam muito podem falar palavras que não são adequadas ao nosso bom desenvolvimento; às vezes, por não saberem disso ou por repetirem algum padrão. Assim, contribuem para formarmos crenças que dificultam, limitam e nos impedem e paralisam.

Crenças são palavras ou frases que repetimos para nós mesmos durante a vida inteira. Aquilo que se considera verdadeiro.

São conceitos que repetimos, sobre a vida ou sobre nós, porque as pessoas com as quais possuímos relações de afeto nos falaram, em vários momentos da vida, tornando-as uma verdade para nós.

Exemplo: “você não consegue fazer isso direito”! A pessoa que ouviu repetirá várias vezes para si, em pensamento, esta frase, passando a acreditar que é incapaz de fazer determinada coisa, cresce acreditando nisso. Na sua vida adulta, quando se depara com alguma situação semelhante, repete a frase para si e, muitas vezes, nem tenta. Isso será determinante. Essa crença o limita e o impede de agir de forma diferente, de acreditar que consegue fazer algo. Impede que exercite e tente fazer algo.

Como essa, existem várias outras frases que são crenças limitantes e negativas.

Essas crenças contribuem negativamente para construção de modelos de comportamento, influenciando destrutivamente os relacionamentos, a nós mesmos, a nossa vida e todos os seus setores.

É importante termos entendimento e consciência de que isso ocorre conosco, para que, então, possamos nos direcionar para algum tratamento ou técnica que nos ajude a reconstruir a maneira como estabelecemos alguns pensamentos e sistema de crenças.

Trocar as frases limitantes por outras melhores, e que possam nos influenciar positivamente, levando-nos a um melhor desempenho e atuação na vida, é o que existe de mais importante.

Nossos pais, familiares e pessoas que convivemos não fizeram por maldade, apenas não puderam fazer diferente. Não tinham consciência de que as palavras constroem crenças.

É preciso fazer uma faxina interior, limpando toda e qualquer crença limitante. Observar com cuidado tudo o que nos atrapalha de seguirmos, de avançarmos, tudo o que nos paralisa. Todas as frases que necessitamos substituir para uma melhor construção de comportamento, autoestima e desenvolvimento pessoal.

No cenário interior, o diálogo que temos conosco se reproduz externamente, criando ímãs que atraem pessoas e situações com as mesmas crenças e vibrações. Exercitando pensamentos, ideias e comportamentos mais positivos, também atraímos melhores situações e pessoas com semelhante energia.

A atmosfera melhora, obviamente as coisas melhoram, essa força influencia tudo e todos, devolvendo mais do que vibramos. Quando resolvemos acreditar na positividade, o ambiente de trabalho, os relacionamentos melhoram.

Nesse novo estilo do pensar, passamos a ter mais confiança em nós, nas nossas capacidades, talentos e habilidades. Confiança em desenvolver um novo projeto, confiança na nossa força de expansão, de tudo que projetamos para nós, para a vida, para o universo.

Passamos a sentir que a “Lei da Atração” realmente existe, e que ela funciona e atua o tempo todo.

O que escolhemos pensar, acreditar e vibrar cria energia semelhante, que atrai pessoas e coisas na mesma frequência vibratória/sintonia. Como as ondas de um rádio.

Somos cocriadores da nossa realidade, independente do que existe. As coisas criam força maior, de acordo com aquilo que escolhemos pensar e acreditar, expandindo-se para o mundo concreto, material.

Tudo aquilo que pensamos e acreditamos cria uma realidade, uma forma. Escolha bem os seus pensamentos e os sentimentos. Possuímos uma força incalculável!

Um senhor muito sábio, chamado Senhor Umbelino, há muitos anos, disse-me:

“Pensamento é força viva, que plasma a vida da gente”.

Patrícia Tavares

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.