Criado em outubro de 2015, o instablog Moda Em Rodas foi desenvolvido pela jornalista Heloisa Rocha. Sergipana radicada em São Paulo, Helô – como é conhecida – tem uma doença rara chamada osteogênese imperfeita, cuja principal manifestação clínica é a fragilidade óssea. Pesando menos de 20kg e com menos de um metro de altura, a jornalista comprova, por meio do blog, que não existem barreiras na moda.

O Moda Em Rodas já contabiliza mais de 500 looks publicados, além de já ter ultrapassado a marca de 4.500 seguidores. Heloisa literalmente abre seu guarda-roupa e compartilha truques e dicas de estilo. Devido ao seu corpo, ela assume que não são tarefas fáceis encontrar peças e acessórios que se adequem a sua idade, profissão e, em especial, personalidade.

A ideia para criar o blog surgiu quando uma menina de Balneário Camboriú (SC), que possui a mesma deficiência que Heloisa, pediu ajuda para compor um look para uma reunião de trabalho. A partir disso, ela percebeu que estava sendo requisitada a ajudar outras mulheres a criar um estilo.

Muitos contatos passaram a dar um retorno muito positivo sobre o trabalho inovador executado na rede social. O sucesso do Moda Em Rodas alcançou, inclusive, o público internacional, fazendo com que Helô adicionasse legendas em inglês e espanhol para facilitar a compreensão dos seguidores.

Ao longo desta trajetória, o Moda Em Rodas abriu portas para que Heloisa descobrisse outra vocação: ser modelo. Começou fazendo fotos para a grife Livanz, da designer Denise Gonçalves. Trabalho este que teve algumas imagens publicadas na Elle e no jornal O Globo. Participou ainda de um editorial para a Revista PCD, em Niterói (RJ), ocasião que marcou o primeiro trabalho fora de São Paulo.

A ideia despretensiosa se transformou em algo concreto e que ajuda outras pessoas. As mensagens que recebe de mulheres, com ou sem deficiência, pedindo dicas, esclarecendo dúvidas ou, até mesmo, compartilhando suas histórias de vida e dificuldades são o combustível que faz Helô seguir adiante com o seu instablog.

Outros projetos

Quem São Elas?

Heloisa Rocha é uma das fundadoras do coletivo Quem São Elas?. O projeto tem como objetivo incluir as pessoas com deficiência nas narrativas do mundo da moda e fortalecer a moda inclusiva no Brasil e no mundo por meio de ações, talks e consultorias empresariais.

Reponto

A criadora do Moda Em Rodas é parceira da Reponto, iniciativa que auxilia as empresas na reinvenção e reconstrução de suas práticas na área de Gente e Gestão, tendo como foco a diversidade humana, tecnologia e métodos ágeis.

Moda Em Rodas na mídia

• TV Sergipe (afiliada à Rede Globo): http://bit.ly/moda-em-rodas-tv-sergipe
• Yahoo Notícias: bit.ly/moda-em-rodas-yahoo
• Isto É: bit.ly/moda-em-rodas-isto-é
• UOL Universa: bit.ly/moda-em-rodas-universa
• Razões para acreditar: bit.ly/moda-em-rodas-razões
• Modefica: bit.ly/moda-em-rodas-modefica
@modaemrodas

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.