A maior preciosidade de um filho são os seus sentimentos. Afinal não é a carne, nem o sangue, é o coração que nos torna pais e filhos. Criar um filho para o mundo significa entregar um adulto seguro, pleno e equilibrado para a sociedade. E na construção infantojuvenil de uma pessoa emocionalmente saudável é primordial que os pais repitam com certa frequência essas 10 frases:

1- Não se preocupe, eu estou aqui.
Sentimento de proteção é fundamental na formação de uma personalidade saudável. Seu filho precisa se sentir autoconfiante para ser capaz de enfrentar o mundo e ir atrás dos seus sonhos.

2- Não podem fazer isso com você.
No decorrer da infância a criança aprende o que é certo e errado, inclusive sobre o que fazem com ela. Se deixamos que ela entenda que lhe fazer mal é normal, crescerá um adulto que tudo aceita e, quiçá, submisso.

3- Meu filho…
Essa expressão é muito importante. Por isso, reforce esse sentimento fraternal que tem pelo seu filho. E fale com carinho e amor, então, ele entenderá a alegria que você sente por tê-lo trazido ao mundo.

4- Eu compreendo você.
Mesmo no mais bobo dos sentimentos do seu filho, é preciso mostrar compreensão. Não subestime seus medos nem seus desejos. Entenda, mesmo que não possa satisfazê-lo, porque, assim, ele saberá que suas possibilidades e limitações não se aplicam no amor que você tem por ele.

5- É normal se sentir assim.
Além de compreender é preciso deixar um filho a vontade com seus sentimentos. Se ele sente assim, faz parte dele e, então, é normal. Não permita que seu filho se sinta inadequado. Isso reprime e oprime, criando uma personalidade enfraquecida.

6- Você é capaz!
Saber que você acredita é uma injeção de ânimo na vontade de conseguir do seu filho. Mantenha sua crença até o final, porque ter capacidades não significa vencer sempre.

Fonte:Revista Pazes

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS