Salomão ou Shlomô, foi um personagem bíblico que governou a nação de Israel, é considerado o homem mais sábio na época em que viveu.

Salomão era temente a Deus, por isso buscou dele a orientação para reinar, reconhecendo a sua falta de experiência (I Rs.3.7). Deus lhe apareceu em sonho e deu-lhe a oportunidade de pedir o que quisesse para ter sucesso no seu governo. Entretanto, não pediu poder nem riqueza, mas sabedoria. E nisto já mostrou ser sábio. Isso agradou a Deus, que lhe deu muita sabedoria e também riquezas, fama e vida longa.

O Próprio Salomão disse que a sabedoria é “melhor do que a força, do que as armas de guerra” (Ec.9.16,18). Sabedoria pode nos ajudar a evoluir e nos tornar  melhores versões de nós mesmos.

Salomão compartilhou suas sabedorias nos livros bíblicos “Provérbios” e “Eclesiastes”.

Neste artigo traremos o que o Rei Salomão diz sobre pessoas sábias e tolas.

Aprecie sua sabedoria!

Habilidade de ouvir

“O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios ficará transtornado.” – Provérbios 10:8

“O caminho para a vida é daquele que guarda a instrução, mas o que deixa a repreensão comete erro.” – Provérbios 10:17

A pessoa sábia está sempre disposta a ouvir o que outras pessoas têm a dizer, porque sabem que têm muito a aprender, principalmente com críticas e conselhos sinceros. O tolo, pelo contrário, está sempre disposto a falar e se julga sempre certo. Por não terem a humildade de aprender com outras pessoas, conquistam poucas coisas em suas vidas.

Inteligência e oportunidades

“O que ajunta no verão é filho ajuizado, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.” – Provérbios 10:5

A pessoa sábia aproveita todas as oportunidades de se preparar para o futuro. Não poupa tempo nem energia, porque enxerga os benefícios de seu esforço temporário. A pessoa tola é desmotivada e preguiçosa, e acaba perdendo as oportunidades de evolução por conta de sua falta de iniciativa.

Atitudes em relação aos pais

“O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.” – Provérbios 10:1

A pessoa inteligente é boa para seus pais, despertando neles sentimentos de admiração e orgulho. Já a tola desonra seus pais, cultivando decepção e tristeza em seus corações.

Atitude para a lei

“Para o tolo, cometer desordem é divertimento; mas para o homem entendido é ter sabedoria.” – Provérbios 10:23

O tolo se diverte fazendo coisas que prejudicam outras pessoas e até a si mesmo. É como se sentisse realizada com vingança, raiva e traição. A pessoa sábia, entretanto, sabe o valor de fazer o bem para o mundo.

No final de tudo

“Aquilo que o perverso teme sobrevirá a ele, mas o desejo dos bons será duradouro. Como passa a tempestade, assim desaparece o perverso, mas o bom tem fundamento perpétuo.” – Provérbios 10:24-25

A pessoa tola, em sua maioria, é má e cruel, e acaba manifestando aquilo que mais teme, porque seus pensamentos estão focados nisso.

Pessoa sábia é motivada por justiça, diante das pessoas. Como é focada no bem, costuma ser bem-sucedida em seus propósitos. Nos momentos de dificuldades, a pessoa sábia se torna ainda mais forte, porque sabe que não está sozinha.

Informações:Semente Educacional

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.

COMENTÁRIOS