Um restaurante em Florianópolis se tornou o primeiro do Brasil a receber o selo “lixo zero”. O Origem Natural realizou uma série de mudanças para entrar de cabeça no combate ao desperdício e ao descarte incorreto de lixo.

Para lavar louça, por exemplo, os funcionários utilizam redes de pesca descartável no lugar de esponjas. Além disso, potes são lacrados com silicone reutilizável ao invés de plástico fio.

Já os clientes também entraram na onda e ganham ainda descontos pela pró-atividade. Caso eles devolvam os potes de vidro onde a comida é entregue, eles recebem o dinheiro de volta.

“O delivery lixo zero é uma coisa as vezes muito distante para algumas empresas e a gente mostrando que é possível fazer, os clientes, as pessoas, os amigos pedindo para as empresas fazerem é muito mais provável que essa realidade aconteça,” explica Joana Wosgrau Câmara, sócia-proprietária do restaurante em entrevista ao RIC TV.

Além das ações dentro do local, o Origem Natural promove ideias na vida dos seus clientes. O restaurante lançou um desafio chamado sete dias com lixo zero, onde cada um deles tinha uma meta diferente. Entre elas havia uso de transporte público ou a redução do uso de embalagens descartáveis.

“Hoje tanto os influenciadores digitais que falam com a gente quanto seus seguidores atualmente estão participando massivamente da campanha. Já temos umas 80 pessoas já participando com a gente, postando, marcando e mudando a sua rotina e levando tudo isso para o resto da vida,” contou Arthur Ferreira dos Santos, sócio-proprietário do restaurante.

Um dos maiores desafios é lidar com todo o material utilizado nas entregas de delivery. A embalagem é de papel, o prato é levado dentro de um pote de vidro, assim como a sobremesa. Tudo isso pode ser levado de volta ao restaurante e rende uma parte do valor da refeição para o cliente.

Já os talheres são feitos de um material biodegradável, produzido através do bagaço de cana. Em apenas três meses após o descarte eles já se transformam em matéria orgânica novamente. Ótimas iniciativas, não?

  • Siga a Revista Saber Viver Mais no Instagram aqui.
  • Curta a Revista Saber Viver Mais no Facebook aqui.

Fonte:Yahoo

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Bem Mais Mulher
Sobre a inteligência, a força e a beleza feminina.